Tom Barros: Só a pose não sustena

Vejam só onde o Atlético/GO foi bater: é o novo líder. Vejam que surpresa preparou, tomando a posição do Vasco da Gama. Ora, o Vasco parecia intocável, fazendo pose no pedestal maior. E o Vascão ali estava como peça irremovível, solidificado pela história, tradição e pontuação superior. Mas o time cruzmaltino danou-se a perder. Primeiro perdeu em campo. Depois perdeu a vergonha de perder. Pose não sustenta ninguém. Dirão certamente que a liderando do Atlético é provisória, pois Vasco e Brasil poderão ultrapassá-lo ainda nesta rodada. Sim, mas o time goiano agora é o líder e assim tem de ser aceito e entendido. A Série B apertou. O assédio ao G-4 aumenta. Estão chegando Ceará, Londrina e Bahia. Tudo vai ficando imprevisível.

Reação

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico do novo líder, Atlético/GO, é Marcelo Cabo que treinou o Ceará, mas aqui não deu certo. No Grupo B da Série C, o líder é o Guarani de Campinas que é treinado por Marcelo Chamusca, ex-técnico do Fortaleza. Essa rotatividade de treinadores é inacreditável. São nômades.

Equilíbrio

O Ceará enfrentará o Goiás, que está na zona de rebaixamento (17º). Aparentemente adversário fácil. Mas não é bom pensar assim. O Vasco complicou-se exatamente em dois jogos seguidos com times na zona de rebaixamento. Empatou com o Tupi (18º) e com o Sampaio (lanterna). E o Sampaio ainda foi roubado. Advertência, pois, ao Vozão.

Recordando

Década de 1970. Ceará Sporting Club. Estádio Carlos de Alencar Pinto. A partir da esquerda: Rubens Nicola, Sérgio Redes, Oliveira Piauí e Neto. Detalhes: Rubens Nicola encerrou sua carreira no Deportes Laja do Chile em 1986. Hoje mora Rio de Janeiro. Serginho é comentarista e colunista. Oliveira Piauí morreu muito jovem, aos 27 anos de idade, em 1981, vítima de infarto. Não tenho notícias de Neto. (Álbum de Elcias Ferreira).

Adversário

Em junho o Goiás demitiu o técnico Enderson Moreira porque o time estava na zona de rebaixamento. Contratou Léo Condé, visando a sair dessa incômoda situação. Não saiu. O Goiás permanece na zona maldita e inclusive perdeu seu jogo passado para o Brasil em Pelotas. Walter, perigoso atacante que retornou, fará seu segundo jogo pelo Goiás.

Mais e mais

Cobrança por mais empenho. Daniel Sobralense pode jogar muito mais. Everton também pode render muito acima do que vem apresentando nos últimos jogos. É hora de definição, gente. Cadê a garra? Cadê o compromisso? Em momentos assim o que se exige é superação e não a prática comum como se fosse um jogo qualquer.

Perfil

Image-0-Artigo-2124541-1

Posso estar enganado, mas, na minha avaliação, o volante Corrêa, pela experiência e jornadas memoráveis que fez, é o nome mais cotado para comandar em campo o time do Fortaleza nesse jogo com o Remo. Jogo que pode definir a passagem tricolor para encarar o mata-mata. Ele tem o perfil que se adapta à situação a ser vivida sábado pelos tricolores.

Retomada da Canarinho. Brasil de Tite. Duas vitórias seguidas. E já é o vice-líder das eliminatórias para a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Terá a Seleção Brasileira recuperado definitivamente a aura de antes? Terá recuperado de vez a credibilidade perante as demais nações da elite do futebol? Ainda é cedo para tal conclusão. Serão necessários confrontos com as grandes potências para melhor avaliação. Mas, de qualquer forma, há nítida reação. A definitiva reabilitação, creio, está a caminho.