Tom Barros: Significativa vantagem

O Ceará ganhou com mérito. Houve equilíbrio até o primeiro gol de Arthur (Ceará, 1 x 0). Osvaldo criara dois momentos perigosos em contra-ataques do Leão. Era o melhor caminho. Mas ficou nisso. O alvinegro foi assumindo o controle, pontificando com Wescley, que fez grande partida, e Pio pela direita. O segundo gol de Arthur consolidou o predomínio do Ceará. Na fase final, o Fortaleza esboçou reação com a entrada de Derley e Wesley. Mandou bola na trave num desvio de Luís Otávio, em lance criado por Léo Natel. O Ceará teve chance para fazer 3 a 0, mas valeu a intervenção do goleiro Mateus Inácio em duas ocasiões. Na reta final, o gol da esperança tricolor: Gustavo (2 x 1). Sempre ele. Gustavo busca sempre, acredita. E faz.

Nome do jogo

A afirmação de um ídolo se faz nos clássicos. Arthur marcou dois gols ontem. Revelou perfeita percepção do momento ideal para finalização e sempre criou embaraços para a defesa do Fortaleza. No jogo anterior diante do Leão, de Arthur o gol de empate. Não há mais dúvida: consolidada a imagem do novo ídolo.

Show

Gomes Farias, narrador-espetáculo do rádio brasileiro, levou para a TV Diário a maneira criativa e descontraída de seu trabalho na Verinha. Assim, fez o show do Canal 22 porque diferente, solto, com os bordões que ornamentam, dão graça e emoção à partida. Farias é bom demais.

Recordando

Image-1-Artigo-2382812-1

Década de 1960. Calouros do Ar na Série A (1ª divisão cearense). A partir da esquerda: Chinesinho, Gilson Puskas e Adonias. Detalhes: Chinesinho depois brilhou ganhou títulos pelo Fortaleza. Adonias foi campeão pelo Ceará e brilhou na Seleção Cearense. Não sei o destino de Gilson Puskas. (Álbum de Elcias Ferreira).

Realidade

Já se sabia que o Ferroviário encontraria dificuldades maiores diante do Atlético em Minas. Pior ainda quando tomou o primeiro gol com um minuto de jogo. Obrigou o Ferrão a se expor, quebrando o planejamento inicial que seria mais fechado para sair no contra-ataque. Gol, no primeiro minuto, foi fatal.

Sequência

O que se viu depois foi a natural superioridade técnica do Atlético ir gradualmente tomando conta do jogo. Daí os gols de Ricardo Oliveira, Otero(2) e Eric. Desta vez não deu para o Ferrão reagir. Vem para casa com uma desvantagem de 4 a 0. Reverter essa situação virou utopia. Complicou.

Oitentão

Image-0-Artigo-2382812-1

O ex-goleiro Pedrinho Simões completa hoje 80 anos de idade. Tem seu nome na história: campeão cearense pelo Gentilândia (1956); pelo Fortaleza, bicampeão cearense 1960, campeão do Nordestão (1960) e vice-campeão da Taça Brasil (1960). Ídolo do Leão e ser humano exemplar. Parabéns, amigo.

Notas & notas. Hilton Junior convida os desportistas para a entrega do Troféu Cristiano Santos aos melhores do Campeonato Cearense 2018. A festa será no Shopping Benfica, às 19 horas, dia 11, quarta-feira próxima. Promoção do seu programa, "A Bola É Nossa". /// Começa sábado, dia 7, às 7h30 da manhã, o Campeonato da Liga das Escolinhas 2018, promovido por Juninho Cearense. A solenidade inaugural será na Areninha do Itaperi. Agradeço ao Juninho a deferência de ter dado ao troféu o meu nome.