O Floresta chama para si todas as atenções, máxime agora quando se encaminha para a reta final do Campeonato Cearense. A goleada aplicada ontem no Ferroviário foi a confirmação de uma força nova que já mostrou a proeza de bater nos três grandes da capital. Ontem gradualmente o Floresta foi tomando conta da partida. No primeiro tempo, equilíbrio. Bacabal perdeu grande chance para o Ferrão; Bruno Ocara perdeu grande chance para o Floresta. Na fase final, Wallace (1 x 0), Paulo Vyctor (2 x 0) e Cariús (3 x 0) desmontaram o Ferrão. Ao sofrer 1 a 0, o Ferrão subiu todo. Deu espaços ao Floresta que desfilou livre. Mérito para o técnico Oliveira Lopes que, ao promover a entrada de Felipe Lacerda e Paulo Vyctor, engoliu o Ferrão.
Erros graves
Aos 32' do primeiro tempo, Valdo Bacabal, sozinho, desperdiçou ótima chance para o Ferroviário. Aos 6' do 2º tempo, Bacabal voltou a perder ótima chance em passe de Mazinho. Valdeci, sozinho, também desperdiçou outra chance. E Luís Soares mandou bomba na trave. Assim, como querer ganhar?
Precisão
O Floresta ganhou porque soube explorar a vulnerabilidade do sistema defensivo coral, que na fase final permitiu a livre movimentação de Danrley, Wallace, Paulo Vyctor e Felipe Lacerda. Ferrão pagou caro a aventura de, ao subir em busca do resultado, escancarou a guarda. Deu do que deu.
Recordando
2005. Fortaleza na Série A, elite do futebol Brasileiro. Lateral-direito Chiquinho dá autógrafos. Chiquinho (Francisco Nogueira de Sousa), 42 anos, nasceu em Limoeiro do Norte. Campeão cearense 2001, 2003, 2004 e 2005 pelo Fortaleza. Brilhou também no Vasco da Gama e no Bahia. Atuou ainda no Ferroviário, Icasa e Guarany de Sobral.
Afirmação
A posição de liderança do Floresta não é obra do acaso. O time tem incomodado desde o ano passado, quando ganhou a Taça Fares Lopes em cima do Fortaleza. Já este ano ganhou a Taça dos Campeões em cima do Ceará. Na primeira fase do atual certame meteu 3 a 1 no Ceará. Na segunda fase, meteu 1 a 0 no Fortaleza.
Derrota
O Floresta foi derrotado pelo Fortaleza (3 x 2) na primeira fase do certame estadual. Foi a única derrota para os chamados times grandes. Passo a acreditar que finalmente pode pintar o fim de um tabu de 22 anos de títulos apenas para Fortaleza e Ceará. Pode ser utopia, mas não duvidem do que Oliveira Lopes é capaz de aprontar.
Gol salvador
Douglas Coutinho fez o gol da vitória do Ceará sobre o Uniclinic (2 x 1). Aos 38' do segundo tempo, Coutinho completou a bola que foi cruzada por Richardson. Pode ser que agora Douglas Coutinho reencontre o seu futebol dos bons tempo do Atlético Paranaense e Cruzeiro. É jovem. Tem só 24 anos. Está em débito com a torcida. Sabe jogar muito mais do que vem apresentando. Portanto, um gol animador.
Desabafo. Valdeci, do Ferroviário, rebateu as críticas da torcida, que chamou de mercenário o grupo coral, após a derrota para o Floresta. Valdeci mostrou o quanto o grupo se doou na época das vacas magras, sem reclamar nas maiores dificuldades financeiras. Mostrou o quanto o grupo há se doado na Copa do Brasil, garantindo R$ 4,3 milhões ao clube, sem que os atletas cobrassem nada. Como então mercenário? Ele exigiu respeito aos pais de família, homens sérios, que formam o grupo de atletas.