Tom Barros: 'Se vira nos trinta'

Nos jogos de interesse do Ceará, a Chapecoense perdeu e ficou nos 28 pontos. O Vasco venceu, mas também ficou nos 28 pontos. O Ceará, para sair da zona de rebaixamento, mira os times com 29 pontos: Bahia e Vitória. Vozão terá de "se virar nos trinta" para ganhar da Chape. Se ganhar, chegará aos 30 pontos. Um "Domingão do Faustão Especial" direto do Castelão, dia 30, às 19hs. Vem a Chape que na Arena Condá ganhou do Inter-RS e na mesma Arena Condá perdeu para o Fluminense. Um contraste. Aliás, contraste também foi o Ceará ganhar do Flamengo no Maracanã e perder para o Bahia no PV. Chape e Vozão, vizinhos nas posições, nos pontos, nos anseios, nos tormentos, nas esperanças, nas agonias. Complicado.

É hoje

Ceará de olho no Vasco, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Hoje no Pacaembu o Vasco enfrenta o Santos, jogo atrasado da terceira rodada. Se o Vasco empatar ou perder, o Ceará poderá ultrapassá-lo já na próxima rodada. A partir de hoje todos os times estarão com o mesmo número de jogos.

Adversários

Na 27ª rodada o Ceará enfrentará a Chapecoense no Castelão. Já o Vasco enfrentará o lanterna Paraná no Estádio Durival de Brito. Teoricamente o time carioca, apesar de atuar fora de casa, pegará uma moleza, pois o Paraná faz campanha medíocre: só ganhou três jogos em 26 partidas. Time mambembe.

Recordando

argte
2008. Assim se passaram dez anos... Estádio Elzir Cabral, do Ferroviário. A partir da esquerda: o ex-goleiro Chico e o técnico Lira. Detalhes: Chico foi goleiro titular do Ceará na bela campanha em que o Vozão foi vice-campeão da Copa do Brasil em 1994. Lira foi vitorioso como jogador e é vitorioso como treinador, campeão em vários estados brasileiros.

Distante

O Fortaleza pega agora dois jogos fora. Brasil em Pelotas e Oeste em Barueri. No jogo de ida, o Fortaleza, mesmo com cinco desfalques, ganhou do Brasil (2 a 0). Já contra o Oeste foi infeliz. Perdeu (1 x 2) no PV em jogo válido pelo 12ª rodada. Nessa partida o Leão perdeu a invencibilidade em casa.

Avidez

Com quantos pontos o Fortaleza garantirá matematicamente sua ascensão? Há uma avidez da torcida quando o assunto é esse. Subiram na última vaga: 2013, Figueirense, 60 pontos; 2014, Avaí, 62 pontos; 2015, América-MG, 65 pontos; 2016, Bahia, 63 pontos; 2017, Paraná, 64 pontos.

Bela partida

Diego Jussani teve destacada atuação na vitória sobre o São Bento. Além de assinalar um gol de cabeça, teve participação no gol de Marlon, pois este pegou o rebote do goleiro Rodrigo Viana, que largou o canhão disparado por Jussani. Qualidades que admiro em Jussani: seu espírito de luta, brio, compromisso.

Mudanças

Diante da Chapecoense, domingo próximo, certamente o Ceará usará modelo tático ofensivo tal como o fez quando enfrentou aqui Santos, Corinthians e Vitória. Contra o Corinthians foi perfeito. Quando enfrentou a Chape e perdeu na Arena Condá, o Ceará era treinado por Jorginho que teve passagem infeliz no comando alvinegro. Lá jogaram Hyuri e Douglas Coutinho que nem mais no alvinegro estão. Desde então as coisas mudaram muito no Vozão, mormente após a chegada de Lisca.