Ceará, Fortaleza, Guarani/J e Ferrão. Na fase classificatória, Guarani foi o quarto colocado e o Ferroviário o sexto. Ora, o Horizonte (3º, 15 pontos), time que fez a terceira melhor campanha atrás apenas de Ceará e Fortaleza, está fora da competição. O mata-mata é assim: nem sempre favorece o time que fez melhor campanha. O Horizonte pagou caro o preço de tantos gols perdidos em cada segundo tempo dos dois jogos com o Ferrão. E o Ferroviário, que foi melhor nos pênaltis, fez a sua parte. Castigo para o técnico Leandro Campos, do Horizonte, que fez a mais bela arrancada do certame e acabou fora da semifinal. E agora, será que dará outra vez Ceará x Fortaleza na final? Há fortes sinais de que sim. Mas, por enquanto, só sinais, apenas.
Último "moicano"
O Guarani de Juazeiro é único representante do futebol do interior na fase semifinal. Para ser campeão e mostrar que os valores do futebol interiorano podem se sobrepor aos da capital, terá ganhar de dois times chamados grandes: o Ceará já agora e, se passar, pegar depois o vencedor da série Fortaleza x Ferroviário. É o "Último dos Moicanos".
Esperança
O Ferroviário abre espaços para voltar a crescer. A Série D brasileira é caminho para ascensão maior. Já narrei jogos do Ferrão na Série A nacional, enfrentando grandes times como o Flamengo de Zico, Adílio, Junior, num jogo que lotou o Castelão na década de 1980. É o Ferroviário com amplas possibilidades de uma retomada definitiva.
Recordando
Década de 1960. Rara foto em que aparecem os dois maiores ídolos da época: Gildo e Croinha. Creio tenha sido quando da formação de um "combinado", ou seja, time formado com jogadores de várias equipes. A partir da esquerda: Croinha (atacante do Fortaleza), Wilson (atacante do América, que depois jogou no Ceará), Gildo (maior ídolo do Ceará em todos os tempos) e Expedito Chibata (ponta do Ceará). Álbum de Elcias Ferreira).
Critério
Pelo sistema a ser adotado na semifinal, ou seja, melhor de três partidas, o time mais qualificado tecnicamente leva grande vantagem. Ainda que seja infeliz num dos três jogos, terá amplas condições de recuperação nos jogos seguintes. Diferente de um mata-mata com saldo de gols que, num dia de azar, pode acabar com o sonho de um time melhor.
Condições
É público e notório que Ceará e Fortaleza entram nesta fase como favoritos. As condições de estrutura, de elenco, de torcida, oferecem suporte superior ao dos concorrentes. Mas em matéria de futebol tudo é possível. Mais uma vez desafio para saber quem quebra esse histórico de mais de 20 anos de título estadual só para Ceará ou Fortaleza.
Destaques
Vários jogadores ganharam visibilidade nestas já concluídas duas etapas do Campeonato Cearense. Dentre eles, Adenilson, talento privilegiado do Guarani de Juazeiro. Dele passes milimétricos que resultaram em gols do artilheiro do certame, Leilson. Outros destaques foram Gugu, Magno Alves, Berg, Marcelo Boeck, Valdeci...
Eliminatórias. Hoje, em São Paulo ( Arena Corinthians), às 21h45, pela 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas, Brasil ( líder, 30 pontos) x Paraguai ( 7º,18 pontos ). Na 1ª fase, março/2016, em Assunção, empate 2 x 2. De 1921 a 2016, 78 jogos entre seleções principais (46 vitórias do Brasil, 11 do Paraguai e 21 empates). Daniel Alves, suspenso, dois cartões amarelo, será substituído por Fagner (Corinthians). Tite, pela primeira vez, convoca o lateral Mariano (Sevilla). Dados de Airton Fontenele.