Tom Barros: Sair do zero

O Uniclinic estreou com derrota para o Guarani no Romeirão, mas jogou muito mais. Não mereceu perder. O Guarany no Junco perdeu para o Fortaleza. O Bugre não jogou bem. Ficou devendo. Hoje, às 16 horas, no PV, com transmissão ao vivo pela TV Diário, os dois se enfrentam. Se levadas em conta as recentes apresentações, o Uniclinic me parece mais homogêneo, melhor definido. Mas isso não é tudo. Mesmo mais definido e homogêneo sucumbiu ante o Guarani/J que armou o bote no contra-ataque e ganhou. O Guarany/S sentiu a ausência de Patuta diante do Leão. Melhorou quando Jean entrou, mas ainda assim não superou o Fortaleza. Como hoje os dois times precisam sair do zero, a expectativa é de um jogo aberto, franco, ofensivo. Que assim seja.

Golaços

Em campo hoje os autores dos dois gols mais bonitos do "estadual": Enercino, do Uniclinic, e Luís Carlos, do Guarany/S. Na votação do Debate Bola, o gol de Enercino segue como o mais bonito, mas a votação por uma placa no PV está para Luís Carlos, tudo pela semelhança com os gols de Arturzinho e Cláudio Adão que ganharam placa no PV.

Mais

Diogo, do Uniclinic, é um dos melhores jogadores do campeonato cearense. Mas ele pode ter desempenho muito melhor que aquele mostrado na derrota para o Guarani em Juazeiro. O mesmo posso dizer de Tininho. Na derrota do Bugre para o Fortaleza, Tininho ficou aquém do que pode produzir. Os dois podem mais, muito mais.

Recordando

Image-1-Artigo-2029354-1

12 de março de 2006. Hoje faz exatamente dez anos que essa foto foi batida. O meia Luís Fernando, do Ceará, comemora o gol que marcou na vitória sobre o Maranguape pelo Campeonato Cearense. Observem o PV lotado. O certame estadual tinha mais apelo. O placar final foi Ceará 2 x 0 Maranguape. Leanderson, que hoje joga pelo Uniclinic, foi o autor do outro gol da vitória alvinegra.

Clássico maior

O primeiro do ano, amanhã. E num momento em que Fortaleza e Ceará vêm de resultados muito bons na Copa do Nordeste. A vitória do Leão sobre o Sport/PE deu moral ao tricolor. Pelo Fortaleza, Anselmo consolida a condição de artilheiro. Pelo Ceará, Rafael Costa é a referência nas conclusões, máxime no jogo aéreo.

Situações

O clássico por si já nivela. O Ceará vem no embalo da boa campanha na Copa do Nordeste. O Fortaleza, que retomou a confiança com duas significativas vitórias sobre Guarany e Sport, tem vários jogadores importantes contundidos. Isso é ruim para o conjunto. Em compensação, o Leão tem três pontos, enquanto o Ceará só tem um.

Estreia

Amanhã Marquinhos Santos, técnico do Fortaleza, terá sua primeira experiência num clássico local. Portanto, estreia no "estadual" em condições muito especiais. Aí poderá dimensionar a grandeza do espetáculo, o tamanho da rivalidade das torcidas e o extremado desafio que tudo isso representa na sua nova missão. Ganhar clássico é certeza de ovação.

Gol de Gildo

De Francisco Pereira: "Eu estava de serviço no QG do Exército no guarita que dava para o Passeio Público. Tirei a farda, larguei o fuzil e o capacete. Pulei a cerca e só de calção e camiseta fui ao PV. Vivi intensamente a emoção do gol de Gildo no Cícero Capacete. Quando retornei à noite fui direto para a prisão no quartel e fiquei sete dias lá. Nunca me arrependi. Continuo vivendo esse amor extraordinário até hoje. E o passei aos meus dois filhos. Conto esse fato a poucos, pois me chamam de louco".

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn