Tom Barros: Saída dos escombros

O Ceará x Luverdense amanhã. Ainda sob o impacto da inesperada derrota para o Santa Cruz, o Vozão tentará se recompor, recolhendo os pedaços dos destroços táticos deixados no Castelão. Desastre que tornou vulnerável a defesa segura. Abalo que tornou ineficiente a marcação de uma meia-cancha, antes mais sólida no desarme que na criação. Quais as conclusões após reexame de como tudo aconteceu? A meu juízo, não soube o Vozão perceber a evolução do Santa na fase final. Assim, a despeito de dois avisos em lances perigosos do tricolor, não corrigiu os fartos espaços oferecidos aos contra-ataques do visitante. Continuou aberto. Tomou três gols, além de bola na trave. Que agora Givanildo saia dos escombros.

Empolgação

Rafael Carioca, levado pela empolgação do gol salvador que marcara em Pelotas, tentou consolidar sua posição, insistindo em conclusões diante do Santa, mesmo quando outro companheiro estava em melhor situação. Calma, Carioca. A afirmação vem a seu tempo, naturalmente. Não é preciso precipitação.

Cruzamentos

Roberto tem velocidade. É voluntarioso. Ataca firme pela direita. Cria muitas jogadas de linha de fundo. Mas os cruzamentos quase todos morrem na defesa adversária. Aí, inútil se torna toda a energia empregada. Basta que examine o vídeo e veja se prosperaram suas iniciativas ou se foram neutralizadas.

Recordando

Image-0-Artigo-2255183-1

29.06.1958. Dia de São Pedro. Estocolmo na Suécia. Seleção Brasileira, já com a taça Jules Rimet, após a conquista da Copa do Mundo. A partir da esquerda (em pé): Vicente Feola, Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar. Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo e Paulo Amaral. Estão vivos apenas Pelé e Zagalo.

Expectativa

A utilização do zagueiro Adalberto é aguardada com expectativa. Nesta parte há opções que o técnico Bonamigo terá de avaliar bem. Ligger vem realizando trabalho aceitável. A propósito, Bonamigo sabe também usar a versatilidade de seus comandados. Ficou patente no caso Rodrigo mancha na zaga.

Curso

A Federação de Vôlei do Estado do Ceará, Fevece, está realizando curso de arbitragem de voleibol de quadra e praia. Instrutores Alessandro Moreira (Fivb Internacional) e Fábio Alencar (CBV nacional). O curso tem duração de 60 horas e é homologado pela CBV. Local: Clube do Vôlei. Telefone 3272.6478

Subida

Image-1-Artigo-2255183-1

Bruno Melo fez no empate com o Cuiabá uma de suas melhores apresentações pelo Fortaleza. Apoiou e muitas vezes chegou à linha de fundo para cruzar. Sofreu críticas em jogos passados e ainda não ganhou de todo a confiança da torcida. Mas, se repetir o padrão mostrado em Cuiabá, estará no bom caminho.

Dados & dados. Quando da eleição de Luís Eduardo Girão, houve na sede do clube um fato que chamou a atenção geral: ao chegar, Sílvio Carlos Vieira Lima, o papa, foi aplaudido por todos os presentes. Sílvio ficou muito emocionado. Notório reconhecimento por tudo que Sílvio fez pelo clube. /// Sem aparecer, optando pela forma discreta, longe dos holofotes, o ex-presidente do Fortaleza, Ribamar Bezerra, segue dando sua contribuição permanente, ou seja, apoio total aos trabalhos no CT.