Tom Barros: Rumo ao G-4

Se o Ceará deixar as preocupantes oscilações, terá todas as condições de ingressar na zona de classificação para a Série A 2017. A diferença com relação ao último do G-4, o Náutico, está apenas no saldo de gols. O que animou a torcida não foi apenas a vitória sobre o Brasil de Pelotas. A rigor, o que animou foi a produção. Mesmo sem alguns jogadores importantes, o time teve atitude e soube buscar as alternativas do momento. O experiente João Marcos fez ver que ainda é de grande valia o aproveitamento do seu futebol. Thallyson fez a sua melhor apresentação desde que chegou. Felipe tende a crescer e assumir de vez o comando do time em campo. Enfim, o Ceará parece aproximar-se definitivamente de um padrão de jogo. Era o que estava faltando.

Recordando

Homenagem do Memofut ao ex-jogador Zecândido, que brilhou no Fortaleza e no Gentilândia na década de 1940. A partir da esquerda, fila da frente: Airton Fontenele, Saraiva Junior, Zecândido, Hilton Oliveira Junior e Bruno Balacó. Na mesma ordem (segunda fila): João Ricardo, Auryvan Pinheiro, Eugênio Fonseca e Castelinho Camurça. Zecândido está com 92 anos de idade. É irmão do famoso pesquisador Airton Fontenele.

Goleador

Mais uma vez o atacante Bill provou sua veia de artilheiro. Não sei a razão por que durante algum tempo ele foi mantido no banco de reservas. Desde que retomou a condição de titular, Bill tem tido importante participação na linha de frente alvinegra, ora marcando gols, ora no serviço. Os três gols que assinalou na vitória sobre o Brasil/RS dizem tudo.

O próximo

O Joinville na Arena Joinville. Na rodada passada, o Joinville empatou com o vice-líder, Atlético/GO, que quebrara a invencibilidade do líder Vasco. É o aviso. O Joinville está na 15ª posição, seis pontos a menos que o Vozão e nove posições atrás. Em maio, pela Copa do Brasil, o Ceará ganhou os dois jogos e eliminou o Joinville.

Vitória lá

No dia 11 de maio passado, pela Copa do Brasil, o Ceará ganhou do Joinville, em Santa Catarina, 1 x 0, gol de Rafael Costa. O Vozão ditou o ritmo e poderia ter feito um placar maior. No jogo de volta, no Castelão, no dia 17 de maio, outra vitória do Ceará também por 1 a 0, gol de Tomas Bastos. Mas é bom lembrar: cada jogo tem sua história.

Notas & notas. O Vasco/RS está tão confortável na liderança da Série B que pode se dar ao luxo até de admitir alguns tropeços, sem ver comprometido seu projeto de Série A 2017. /// Fim da nova fase de Dunga na Seleção Brasileira. Pronto. Agora será possível saber se o problema da Canarinho é de treinador ou de elenco. /// Fico a perguntar a razão por que não se tenta formar uma seleção brasileira permanente, só com jogadores que atuam no futebol brasileiro. Sei que esse assunto é polêmico.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn