Em 1958, na história do futebol masculino do Brasil, a Suécia foi a porta de entrada das grandes conquistas. Foi lá que o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo, abrindo a série de títulos mundiais da Canarinho. Mas hoje, às 13hs, no futebol feminino, a Suécia tem o objetivo de, em nossa casa, destruir os sonhos de ouro de Marta, Formiga, Cristiane, Bárbara, Fabiana, Rafaelle,Tamires, Thaísa, Andressa Alves, Debinha, Beatriz... O time sueco vem de um feito extraordinário: despachou nos pênaltis a forte equipe do Estados Unidos, que era favorita ao ouro. Apesar de a Suécia já ter sido goleada pelo Brasil na fase de grupos por 5 a 1, não se pode menosprezar essa equipe adversária. As nossas meninas não poderão repetir os erros de finalização cometidos diante da Austrália. Será um grande risco.
Inverso
Voltas que o mundo dá. Há algum tempo, jamais se imaginaria que a seleção feminina de futebol do Brasil ganhasse mais a simpatia do público brasileiro do que a seleção masculina. Pois nessa Olimpíada, até agora, está acontecendo. Os marmanjos melhoraram a imagem com a vitória sobre a Colômbia, mas precisarão dar alguns passos a mais.
Encanto
Amantes do futebol-arte ficam de queixo caído quando Marta, com seu talento, faz jogadas que há algum tempo eram exclusivas dos melhores jogadores brasileiros. Isso quebrou preconceitos dos machistas. E as mulheres passaram a mostrar que também têm vocação para, com estilo, encantar multidões.
Recordando
Ceará Sporting Club. A partir da esquerda: volante Nicácio, atacante Volney e o goleiro Cícero. A foto foi batida na década de 1980. Nicácio foi campeão cearense pelo Icasa e pelo Ceará. Hoje é comentarista esportivo em Juazeiro do Norte. Faz tempo não vejo Volney. Cícero tem muitos títulos de campeão cearense. Brilhou no Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Formado em Educação Física. Faz parte da Agap/CE. (Do álbum de Elcias Ferreira).
Campanha
Apelei ao Airton Fontenele e ele me enviou os dados. A seleção feminina do Brasil ganhou da China (3 x 0), da Suécia (5 x 1) e empatou com a África do Sul (0 a 0) na primeira fase. Nas quartas, o Brasil eliminou a Austrália, pois empatou (0 x 0) no tempo normal e prorrogação e ganhou nos pênaltis (7 a 6). A campanha do Brasil está muito melhor.
Campanha II
A campanha da Suécia oscilou. Ganhou da África do Sul (1 x 0), perdeu do Brasil (5 x 1) e empatou com a China (0 x 0). Nas quartas de final, seu maior feito foi empatar com os Estados Unidos (1 x 1) no tempo normal e prorrogação, mas na decisão por pênaltis, a Suécia ganhou (4 a 3). Hoje vai apostar na pressão por que passará o Brasil.
Esperança
Marta, cinco vezes eleita pela Fifa a melhor jogadora de futebol do mundo. Nela a torcida brasileira deposita toda a esperança de vitória. Deve ter superado o trauma de ter perdido o pênalti que quase eliminou Brasil. Passou. Neste sorriso a mensagem de que a seleção feminina de futebol do Brasil está pronta para lutar pelo ouro, sob a luz do talento desta excepcional atleta.
Notas & notas. Imagens inesquecíveis desta Olimpíada. Usain Bolt, o simpático e solícito velocista tricampeão olímpico dos 100m, a mais importante prova do mundo. Com ele nada de banca ou boçalidade como certos bobinhos jogadores do futebol brasileiro. Notável Simone Biles, dos Estados Unidos, especialista na ginástica artística. Ela também show de precisão e simpatia. Um fenômeno, sem banca ou boçalidade. Por que só no futebol há os bobinhos? Paparicados demais.