Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro lutam por uma vaga nas semifinais do Campeonato Cearense. Disputa interessante porque em estádios diferentes, adversários diferentes e datas diferentes. E uma interdependência com o Ceará, que lidera o grupo. Hoje no Junco entra em cena o rubro-negro de Sobral que tem missão mais difícil: encarar o Uniclinic, a surpresa do Campeonato. Amanhã em Juazeiro o Guarani recebe o Maranguape, que já não tem mais chance de passar às semifinais. Se o Bugre de Sobral perder hoje, ficará numa situação difícil, pois tem um jogo a mais que o Guarani/J. Se ganhar, aquece a disputa e levará a definição para a próxima rodada, ainda que o Guarani de Juazeiro ganhe do Maranguape amanhã. Previsão de bons jogos, pois.
Vantagem
O clássico maior amanhã tem uma característica muito especial. Embora com o Fortaleza já classificado para a fase semifinal e o Ceará ainda não, o Leão está de olho na pontuação geral do certame. Motivo simples: quem a detiver terá grande vantagem. A primeira logo nas semifinais. O time de maior pontuação pegará o quarto colocado.
No geral
Outra vantagem de quem obtiver a melhor pontuação no somatório de todas as fases diz respeito ao mando de campo no segundo jogo da fase final. Além disso, esse critério vem logo depois do critério "melhor saldo de gols nas duas partidas" que é o primeiro definidor do título, caso haja empate de pontos após as duas partidas na fase final.
Recordando
01 de março de 2006. Assim se passaram dez anos... Treino do Ferroviário na Vila Olímpica Elzir Cabral na Barra do Ceará. Bons tempos em que o Ferrão fazia parte da primeira divisão cearense. A partir da esquerda: Arildo e Júnior Cearense. Não sei onde está Arildo, se ainda joga ou se já encerrou a carreira. Júnior Cearense encerrou a carreira de jogador no ano passado, Agora é técnico do Guarany de Sobral.
Fez a diferença
No clássico passado, o Fortaleza ganhou por 2 x 1, superando inclusive erro grave do árbitro que marcou um pênalti inexistente a favor do Ceará. O Leão foi superação, num jogo em que Jean Mota fez a diferença. Seu passe para o gol da vitória, gol de Núbio Flávio, foi perfeito. Uma enfiada que poucos conseguem com tamanha precisão.
Dupla
Um dos trunfos do Ceará para tentar dar o troco ao Leão amanhã é a dupla Bill e Rafael Costa. A propósito, Rafael Costa é muito bom no jogo aéreo. A defesa tricolor, por sua vez, não raro há demonstrado dificuldades em lances assim. Rafael, já por sua reconhecida impulsão, é sempre presença que muito preocupa os adversários.
Golaço
Assisinho estava muito feliz por ter superado os medos naturais que o jogador tem quando volta de uma contusão. O golaço que assinalou, o da vitória sobre o Vitória da Conquista, é uma prova inequívoca dessa superação. Bateu muito forte, com confiança, de longa distância. Um golaço. Certamente receberá maior atenção da marcação tricolor amanhã.
Homenagem Póstuma. Johan Cruyff, o talento do futebol total. O gênio da Laranja Mecânica. O ídolo maior da Holanda em todos os tempos. Eu o coloco no rol dos melhores. Era bonito vê-lo jogar. Velocidade, cabeça erguida, visão de jogo, artilheiro. Embora eu tenha feito tantas coberturas internacionais e de Copa do Mundo, não me foi dada a felicidade de conhecê-lo pessoalmente. Lamento. Johan Cruyff está no nível de Messi, Maradona, Beckenbauer. Acima dele só Garrincha e Pelé.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn