Os resultados mais surpreendentes no futebol acontecem nas competições que usam o sistema mata-mata e que dão peso dois aos gols fora de casa, quando há igualdade de pontos após as duas partidas das fases eliminatórias. Assim na Copa do Brasil, assim na Libertadores, assim na Copa do Nordeste... A situação do Fortaleza ficou muito complicada diante do Bahia que na Fonte Nova poderá até perder por 1 a 0. Há quem já dê a eliminação do Fortaleza como certa. Eu não dou. Prefiro esperar o segundo jogo. Em 2013, o Ceará em casa perdeu por 2 a 0 para o Vitória. Teria de ganhar por diferença de três gols em Salvador. Muita gente antecipou a eliminação alvinegra. Errou. No Barradão, de forma surpreendente, o Ceará aplicou 4 x 1 e eliminou o Vitória.
Cuidado
A missão do Ceará é mais fácil. Basta vitória simples (1 x 0) sobre o Santa Cruz para passar à fase seguinte da Copa do Nordeste. Taí um dado que precisa ser olhado com muito cuidado. Está mais fácil, sim, mas se o Santa fizer um gol muda todo o perfil, pois, a partir daí, para cada gol que o Santa marcar o Ceará terá de fazer dois. Eis a diferença.
Missão
Pelo que mostrou no jogo de ida em Recife o Ceará provou que tem condições de eliminar o Santa Cruz no jogo de volta. Não há no Santa qualidade técnica superior ao alvinegro cearense. São times que no momento ocupam o mesmo patamar de produção, embora o Santa Cruz seja Série A e o Ceará seja ainda da Série B no plano nacional.
Recordando
O dia em que Júnior Cearense chorou pelo Ferroviário. E chorou muito mesmo. Aconteceu no dia 18 de setembro de 2005. Há 10 anos e seis meses, no PV, o Ferroviário enfrentou o América/RN pela Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou empatado (3 x 3). Esse resultado não evitou o rebaixamento coral. Na foto, o jogador Amintas consola o companheiro Júnior Cearense. Hoje Júnior é técnico do Guarany/S.
Primor
O vídeo promocional do Ferroviário está um primor. Muito bem feito. Abre com forte mensagem de Lula Pereira. Depois a uma conclamação à torcida: "Teu futuro será colossal. Salve nosso time coral". Produção da Make Image. Realização Moisés Viana (fotografia) e Associação dos Amigos do Ferroviário Atlético Clube (AAFAC). Parabéns.
Matérias
Do jornalista Fortunato Pinha recebo exemplar da revista "Tá na Área" na qual consta matéria especial sobre o maior ídolo do Ceará, Gildo, que morreu no dia nove de março passado. Agradeço também a referência elogiosa que ele faz ao meu trabalho e ao do narrador Ricardo Mota nas transmissões de futebol da TV Diário.
Objetivo
Êxito na missão alcançou o técnico Filinto Holanda que salvou do rebaixamento o Itapipoca. Quando contratado, Filinto pegou o time que vinha de quatro derrotas seguidas. Na estreia surpreendeu logo o líder Fortaleza, arrancando um empate. O processo de recuperação culminou com a permanência do Itapipoca na Série A, embora só tenha escapado na última rodada.
Selecionadas
Embora o início da campanha da Seleção Brasileira na presente fase eliminatória para a Copa do Mundo 2018 deixe intranquilo o torcedor, na verdade está sendo exatamente igual ao início da campanha na fase eliminatória para a Copa de 2010 na África do Sul, ou seja, duas vitórias, três empates e uma derrota, tendo o mesmo técnico Dunga no comando e a presença de Daniel Alves. Depois, o time cresceu e classificou-se em primeiro lugar. Pura coincidência. (Dados de Airton Fontenele).
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn