Tom Barros: Respaldo absoluto

Legenda: Recordando: 1975. Dois jogadores cearenses então brilhando no Guarany de Campinas/SP. A partir da esquerda (em pé): goleiro Sérgio Monte, Estevam, Amaral, Mauro Campos, Flamarion e Cláudio. Na mesma ordem (agachados): Afrânio, Ednaldo, Lola, Alexandre Bueno (anos depois jogou no Ceará) e Amilton Rocha. Detalhe: Sérgio Monte e Amilton Rocha foram revelados pelo Fortaleza. (Colaboração de Elcias Ferreira)

O técnico Flávio Araújo terá agora sua segunda passagem no Fortaleza. Na primeira não foi contemplado com o mesmo tratamento privilegiado dado aos técnicos que vêm de fora. Certamente por isso acabou não obtendo êxito na missão. Hoje a situação é diferente. Flávio consolidou a imagem de técnico especializado em ascensão. Sua voz ganhou respeitabilidade. Em 2009 subiu da Série C para a Série B o Icasa de Juazeiro do Norte; em 2011 subiu da Série C para a Série B o América de Natal; em 2012 subiu o Sampaio Corrêa/MA da D para a C; em 2013, na sequência, subiu o Sampaio da Série C para a B. E agora em 2015 subiu o River/PI da D para a C. Um currículo de fazer inveja a muitos medalhões. Vamos ver na prática como funcionará seu trabalho no Pici. Tudo para dar certo.

Mata-mata

Flávio Araújo já eliminou o Fortaleza num mata-mata. Foi no dia 13 de outubro de 2013, aqui no Castelão. O Sampaio jogava pelo empate. Perdia (2 x 1), mas aos 47 da fase final, quando a torcida tricolor já festejava, Paulo Sérgio empatou. E O Sampaio fez o Leão ficar na Série C. Flávio seguiu com o Sampaio e foi vice-campeão brasileiro da categoria.

Ironia

O mais incrível da eliminação do Fortaleza pelo Sampaio/MA foi que, por ironia do destino, o Leão mandara buscar em São Paulo o "Rei do Acesso", técnico Luís Carlos Martins. Mesmo assim, o Leão foi infeliz. Flávio não tinha ainda chamado a atenção para os acessos que conseguira. Agora chamou. Hora de apoiá-lo mesmo.

Reis dos acessos

No blog "UD" (ultimadivisao.Com.Br) há pesquisa sobre quem é "Rei do Acesso" no Brasil. Há um rol onde aparecem os nomes de Vagner Benazzi, Givanildo Oliveira, Luis Carlos Martins, Luís Carlos Ferreira (esse só no futebol paulista), Walter Zaparolli, Manoel Neto, Ademir Fonseca (treinou o Fortaleza em 2011) e João Martins.

Critério

O nome de Flávio Araújo não aparece ainda no rol desse site paulista. Flávio é nordestino. Dos "reis" citados no site, dois já dirigiram o Fortaleza e não alcançaram êxito: Luís Carlos Martins e Ademir Fonseca. O folclórico Ademir é chamado de "Fogueteiro" porque solta rojões nos treinos. Sua passagem pelo Fortaleza foi relâmpago.

A missão

O novo presidente do Ceará, Robinson de Castro, tem um desafio: conduzir o clube de volta à elite do futebol brasileiro. Se for presidente apenas para manter o Ceará na Série B, será só mais um nome a passar por Porangabuçu sem deixar a marca de sucesso maior. Voltar à Série A e manter lá o Vozão tem de ser a meta de todo desportista que venha a presidir o Ceará.

Notas & notas

Hoje, a partir de 12 horas, no Clube Recreativo B-25 (Av. Borges de Melo, 855) a comemoração do jubileu de ouro do Curso Mauhel. Haverá o lançamento do livro "Mauhel 50 Anos". Na comissão representativa, o Maj.Brig. R1 Moacir Mesquita, o Ten.Cel. Ref Hélcio Cunha e o SO R1 Matias Pedrosa. Parabéns. /// Agradeço ao presidente do Náutico Atlético cearense, Pedro Jorge Medeiros, a bela mensagem sobre a passagem dos meus 50 anos de profissão. Obrigado, de coração.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros