Tom Barros: Repensar a experiência

O técnico Rogério Ceni, no jogo passado diante do Horizonte, processou muitas alterações na equipe. Entendeu ser o momento para observar alguns atletas que poderão ser utilizados em futuras jornadas. A resposta não foi boa: perdeu o jogo e a invencibilidade. Não sei se subestimou o Horizonte, que vinha de uma campanha irregular, ou se considerou seu grupo alternativo capaz de, sem comprometimento da qualidade, dar sequência à serie de vitórias. Hoje, diante do Tiradentes (6º colocado, 5 pontos), creio que Ceni examinará melhor qual o momento de promover mudanças mais acentuadas. Até aqui, pelas entrevistas que tenho acompanhado, Rogério Ceni há se mostrado flexível e sensato. Isso é muito bom.

Avaliação

O Tiradentes empatou (2 x 2) com o Floresta, líder do certame. Perdeu para o Ferrão (2 x 1). Empatou (2 x 2) com o Horizonte que ganhou do Fortaleza. O Tigre aplicou 3 a 0 Maranguape. O Fortaleza empatou com o Ferroviário e perdeu para o Horizonte. O Leão precisa estar mais atento para evitar surpresa.

Opinião

No meu entendimento, interessante será Rogério Ceni voltar a usar o grupo que vinha invicto. Aí, no transcorrer da partida, dependendo das circunstâncias, passaria a promover as modificações. Dessa forma, faria as experiências que deseja, sem o risco assumido na derrota para o Horizonte.

Recordando

Image-0-Artigo-2356457-1
2 de janeiro de 2008. Assim se passaram dez anos... Estádio Carlos de Alencar Pinto. Treino do Ceará. A partir da esquerda, Leandro Camilo e Mazinho Lima. Detalhes: Leandro Camilo está com 31 anos. Desde 2015 está no Brasil de Pelotas/RS. Mazinho Lima (Francisco Euzimar Lima (44 anos) encerrou a carreira em 2010.

De novo

Mal terminou o jogo de ontem diante do CSA, o Ceará já voltava o foco para o Campeonato Cearense, onde precisa de urgente reação. A chance será amanhã, às 19 horas, no Castelão, quando enfrentará o Uniclinic. Depois das derrotas para Iguatu e Floresta e do empate com o Ferrão, vitória alvinegra virou obrigação.

Curiosidade

Depois que Danilo, ala do Horizonte, marcou um gol olímpico no Fortaleza e quase, no mesmo jogo, marcou um outro gol olímpico, cuidei de saber dessa especialidade dele. Aí vi outro belo gol que ele marcou, numa cobrança de falta, de longa distância, no empate Horizonte 2 x 2 Tiradentes. Valeu, Danilo.

Trunfo

O Floresta, para seguir na Copa do Brasil, precisa ganhar hoje do Botafogo/PB. Um de seus trunfos é Edson Cariús, em grande fase, vice-artilheiro do Campeonato Cearense, com quatro gols em cinco jogos. Portanto, significativa a sua contribuição para a liderança ocupada pelo Floresta no "estadual".

Na Copa

Hoje, no PV, a estreia do Floresta na Copa do Brasil. É outro desafio. Outro tipo de competição. A diferença começa logo pela obrigação de vencer, imposição absurda do regulamento editado pela CBF. O Botafogo/PB, adversário do Floresta, é o vice-líder do Grupo A do Campeonato Paraibano. Está invicto lá, com três vitórias e dois empates. O Floresta tem o canhão do Dim, a qualidade do passe do Gabriel, a precisão do artilheiro Edson Cariús e a competência do técnico Raimundinho Vagner. Boa sorte.