Tom Barros: Reflexão interior

Na década de 1960, quando ingressei no rádio, Sexta-Feira Santa era dia de recolhimento total. Não apenas a sexta, mas a Semana toda. Futebol, festa, nem pensar. Na sexta as emissoras de rádio não funcionavam, exceto às 15 horas quando a Rádio Uirapuru levava ao ar a Vida Paixão e Morte de Jesus Cristo, obra gravada pelo famoso cast de rádio-teatro da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, numa radiofonização de Giuseppe Ghiaroni, com narração de César Ladeira. Na Quinta-Feira Santa, as emissoras tocavam apenas música clássica. No lugar do futebol, meditação com músicas de Chopin, Bach, Mozart. O mundo mudou. Nos tempos atuais, a Semana Santa virou semana de violência. Fim dos tempos...

Parou

Fiz ligeira pesquisa e, se não estou enganado, não há programação de futebol no Brasil nesta Sexta-Feira da Paixão. Ainda bem. Apesar do calendário futebolístico estourado pela ganância de ganhar dinheiro em tantas competições paralelas, nada de competições oficiais hoje. Pelo menos isso, minha gente.

O nome

Gabriel Jesus está bem na Canarinho. Ter o nome de Jesus exige comportamento exemplar. Só lembro de um jogador chamado Jesus no futebol cearense. Foi campeão estadual pelo Calouros do Ar em 1955: Jairo, Pedrinho e Coité; Luciano, Wandyr e Jesus; Edilson Araújo, Zezinho, Beto, Hélder e Zuzinha.

Recordando

Image-1-Artigo-2381282-1

1971. Faz 47 anos que essa foto foi batida. Time do Tiradentes. A partir da esquerda (em pé): Jodecir, Tarcísio, Porunga, Ribamar, Edson e Carneiro. Na mesma ordem (agachados): Carlinhos, Adão, Zé Airton, Wilter e Edilberto. Detalhe: Carneiro foi destaque no Ceará, Fortaleza e Seleção Cearense. (Colaboração de Elcias Ferreira.

Ídolos rivais

Nos melhores momentos do futebol cearense, sempre houve a rivalidade entre ídolo do Fortaleza e ídolo do Ceará. Mais ainda se ídolos centroavantes, de camisa nove. Assim aqui com Gildo do Ceará e Croinha do Fortaleza. No Rio, Roberto Dinamite pelo Vasco e Zico pelo Flamengo, mas aí já com a camisa 10.

Agora

Hoje, há Gustavo, que enche de alegria os corações tricolores do Fortaleza, e Arthur, que deixa os corações alvinegros cheios de alegria. Observem que as comparações estatísticas entre os dois já começaram a ser feitas. E é porque só agora Arthur vai deixando o banco de reservas, onde pacientemente esperou.

Conhece

Image-0-Artigo-2381282-1

Jurandir Junior já provou sua capacidade profissional no Ceará e no Fortaleza, dois dos três times grandes da capital. Agora, após passagem pelo Uniclinic, completa sua trajetória no terceiro time grande, o Ferrão. Jurandir conhece o mercado, é do ramo. Se lhe derem condições, o Ferrão terá retorno certo.

Timaço. Jesus Cristo escalou um timaço no 2-3-5: Pedro, Tiago e João; André, Filipe e Bartolomeu; Mateus, Tomé, Tadeu, Tiago de Alfeu e Simão Cananeu. Um Onze imbatível. Jesus descartou apenas Judas Iscariotes, o traidor. Aliás, em todo lugar há os traidores, os falsos, os dissimulados. "Vêm à vós em peles de ovelha, mas por dentro são lobos devoradores", como diz o evangelista Mateus sobre os falsos profetas. Amanhã será o dia da malhação de Judas. Cuidado, pois, com o beijo dos bajuladores...