Agora faltam apenas quatro rodadas para definir a Série B. O Ceará segue matematicamente na briga pela quarta vaga. Sobre os resultados dos concorrentes, melhor teria sido um empate entre CRB e Náutico. Aí seguraria os dois. Agora o CRB ficou com dois pontos a mais que o Ceará. Melhor teria sido um empate entre Luverdense e Criciúma, pois os dois teriam ficado atrás do Ceará. Com a vitória, o Luverdense igualou o número de pontos com o Ceará: 50. Melhor teria sido uma vitória do Vasco sobre o Brasil/RS. Com a derrota, o Vasco certamente ainda será muito exigido pela torcida em São Januário no jogo final com o Ceará. Isso tende a complicar mais no jogo derradeiro. Assim, ao fim de cada rodada, a necessidade de refazer as contas. Ainda bem que na parte de cima.
Vitórias
O Ceará está a seis pontos do último time do G-4, o Bahia, que soma 56. Mas igualar o número de pontos não bastará ao Vozão porque o Bahia tem três vitórias a mais. O Bahia ganhou 16 vezes. O Ceará ganhou 13 vezes. Portanto, o Ceará precisará de sete pontos em três rodadas para superar os baianos, se estes nas três não pontuarem.
Diferença
A situação na rodada de amanhã será cruel para o Ceará. Observem que o Vozão pegará no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, o Criciúma, seu adversário direto. O Bahia receberá em casa, na Fonte Nova, o lanterna Sampaio Corrêa, saco de pancadas da competição. Se o Bahia perder será uma das maiores zebras da Série B.
Recordando
30 de outubro de 2006. Assim se passaram dez anos... O Fortaleza estava na Série A, elite do Campeonato Brasileiro. Na defesa tricolor atuava o zagueiro Dezinho. Em 2007 foi para o Coritiba. Em 2008 veio para o Ceará. Dezinho Dias dos Santos está com 38 anos de idade. Nasceu em Guarulhos, São Paulo, no dia 6 de outubro de 1978. O melhor momento de sua carreira foi no Santos/SP em 1999. Em 2015 jogou pelo Sorocaba. Está sem clube.
Direto
Quando digo que o Criciúma é adversário direto, logo cuido de explicar. Se o Criciúma ganhar, ultrapassará o Ceará no número de vitórias, embora fique com o mesmo número de pontos. Portanto ficará uma posição à frente do alvinegro. No jogo no Castelão, pela 16ª rodada, o Ceará ganhou por 1 a 0, gol de Bill.
Adversários
Dos times que estão à frente do Ceará, só o Londrina terá adversário mais difícil que o do Vozão na rodada de amanhã: Bahia recebe em casa o lanterna Sampaio; o Náutico em casa recebe o Goiás (13º); o Londrina em casa recebe o Atlético/GO que é o líder da competição; e o CRB vai a Juiz de Fora enfrentar fraco Tupi, vice-lanterna.