A Copa do Nordeste há apresentado resultados surpreendentes nestas primeiras. De certo modo, isso conduz a uma reavaliação das coisas. A derrota do Bahia para o Botafogo da Paraíba (0 x 1) em plena Fonte Nova foi algo inesperado. O empate do Altos do Piauí com o Náutico na Arena Dunas dentro de Recife também ficou fora dos prognósticos dos especialistas. A derrota do Ferroviário, tal como aconteceu (1 x 3) diante do ABC em pleno PV, desmanchou as expectativas otimistas oriundas da vitória coral sobre o Horizonte. O empate (1 x 1) do Sampaio Corrêa com o CSA dentro do Rei Pelé em Maceió também não estava na conta. Pelo visto, muito coisa imprevisível ainda poderá acontecer. Os grandes que se cuidem.
Só o Ceará
Dentre os chamados grandes e teoricamente favoritos ao título da Copa do Nordeste 2018, apenas o Ceará está na liderança. O Bahia é o lanterna do Grupo C. O Vitória é vice-líder do Grupo B. Mas é muito cedo ainda parta conclusões definitivas. As próximas rodadas revelarão melhor quem é quem no momento.
No caminho
O CSA de Alagoas é comandado pelo cearense Flávio Araújo. O Sampaio Corrêa é comandado por Francisco Diá. Esses dois técnicos fizeram, há alguns anos, a fase de ouro do Icasa, que hoje está em ruínas. CSA e Sampaio estão na chave do Ceará. O Vozão recebe o CSA no dia 30, às 21h45, no Castelão.
Recordando
15 de janeiro de 2008. Assim se passaram dez anos... Estádio Carlos de Alencar Pinto. A partir da esquerda: o técnico do Ceará, Heriberto da Cunha, passa orientações ao zagueiro Carlos Eduardo e ao meia Michel. Hoje Michel atua pelo Iguatu. Carlos Eduardo Bizarro, sem clube, está com 39 anos. Heriberto mora em São Paulo.
De novo
Já amanhã outra vez o Ceará em campo. Será diante do Iguatu no Estádio Morenão. Com um detalhe: desta vez obrigatoriamente com time alternativo, haja vista acordo com o próprio Sindicato dos Atletas, conforme explicou o presidente da entidade, Marcos Gaúcho. Respeito à saúde dos atletas. Ótimo.
Torcida
Amanhã, às 18 horas, no Castelão, Fortaleza x Maranguape. Como o mando de campo é do Leão, creio que a torcida marcará presença. Na estreia, quando da vitória do Fortaleza sobre o Uniclinic, de longe lembrou a imensa e vibrante torcida tricolor. Agora não haverá pretexto para ausência.
Olhar para o alto
O atacante do Fortaleza Gustavo, jovem de 23 anos, está tendo início de ano iluminado. O golaço que marcou diante do Gama no Distrito Federal e os quatro gols na vitória sobre o Uniclinic o levaram aos braços da torcida. Um ano que começa cheio de graça. Justo seu olhar para os céus em agradecimento.
Notas & notas. Inês Cabral me comunica que o ex-jogador Da Costa será um dos homenageados pelo conselho deliberativo do Ceará no almoço especial deste mês. Da Costa merece. /// Eugênio Fonseca manda-me o resultado incrível de uma pesquisa onde ficou constatado que o América cearense passou 31 partidas sem vitória, isso de 21 de janeiro de 1961 a 31 de novembro de 1961. Ganhara o Usina no dia 14 de janeiro de 1961 e só voltou a vencer no dia 11 de março de 1962.