Tom Barros: Próximo semifinalista

Ontem ficou conhecido o primeiro semifinalista da temporada 2017 no futebol cearense. Sábado, da disputa entre Ceará e Uniclinic, sairá o segundo. Todas as condições indicam que o alvinegro ficará com a vaga. A análise comparativa só permite entender que o Vozão passará para a fase seguinte, a não ser que haja uma zebra daquelas que desmancha a lógica, contraria os cronistas e deixa embasbacado o torcedor. Se assim não for, dá Ceará. Vejam só: na fase classificatória, o Ceará foi primeiro e líder com 20 pontos. O Uniclinic ficou em oitavo com nove pontos, a três pontos do rebaixamento. Verdade que o Uniclinic empatou com o Ceará 2 x 2 na rodada final daquela fase, mas, com expliquei em comentário anterior, num jogo onde o Ceará apenas cumpria tabela.

Convicção

Já no mata-mata restou provado que, pelo que se viu na vitória alvinegra domingo passado, o Uniclinic tem bons valores e até ficou bem melhor definido com o novo técnico Anderson Silva. Mas, na hora de ganhar o jogo, ainda se mostra vacilante. Parece que se assusta, falta convicção, diante do desafio maior. Isso também limita.

Sobras

Já o Ceará provou que tem sobras para definir. Mais opções para mudar o modelo tático de acordo com as exigências da partida. Foi assim que Givanildo surpreendeu ao mandar Tiago Cametá subir pelo meio. Assim saiu o gol tranquilizador. Bom, mas tudo isso é lógica evidente. Se diferente, como disse, será zebra.

Recordando

27 de maio de 2008. Foto batida há nove anos. O técnico Danilo Augusto (de frente) orienta jogadores do Tiradentes durante treino no PV. Observem a coincidência: hoje, nove anos depois, Danilo voltou ao Tiradentes. Está na luta para tentar reverter a desvantagem que tem diante do Fortaleza. Um desafio muito difícil, reconhecido pelo próprio treinador. Notem o PV, antes da reforma, ainda só no cimento, sem as cadeiras de hoje.

Image-1-Artigo-2217839-1

Conversa

Robinson de Castro esteve no A Grande Jogada (TV Diário), programa do Belmino. Conservei pessoalmente com ele. Robinson se mostrou seguro nas declarações. Disse como envolveu até sua família na paixão pelo clube e lamentou a radicalização de alguns grupos de torcedores quando partem para os protestos.

Planejamento

Perguntei ao Robinson sobre o planejamento do Ceará para encarar a Série B. Ele afirmou que todas as providências estão sendo tomadas, inclusive com estudos sobre o nível dos adversários. Referiu-se às recentes contratações e disse que outras poderão ser feitas para a competição nacional, de acordo com critérios da comissão técnica.

Objetivo

Marcelo Paz, que há alguns anos comentou jogos para a Verdinha e para a TV Verdes Mares, sempre estudou futebol, analisando modelos táticos e suas variações. De volta ao departamento de futebol do Fortaleza, retoma trabalho que não deveria ter sido interrompido. Marcelo é do ramo, conhece o mercado e vai em busca do principal objetivo: a Série B 2018.

Image-0-Artigo-2217839-1

Eliminatórias 2018. Hoje, em Montevidéu, Uruguai (vice, 23 pontos) x Brasil (líder, 27 pontos), 13ª rodada. Na 1ª fase, março/2016 em Recife, 2 x 2. De 1916 a 2016, 74 jogos entre seleções principais: 34 vitórias do Brasil, 20 do Uruguai e 20 empates. Chamado por Tite, o atacante Douglas Costa (contundido) foi substituído por Dudu, do Palmeiras. Dudu fez três jogos pelo Brasil, sendo autor do gol da vitória sobre a Colômbia no "Jogo da Amizade" em janeiro passado. (Dados de Airton Fontenele).