Tom Barros: Próximo adversário

Cenário: Serra Dourada, belo no nome, na estrutura, arrojada linha arquitetônica. Capacidade: 50 mil torcedores. É aí que o Ceará enfrentará o Goiás, 11º colocado. Esse time goiano ainda teme o rebaixamento, pois só três pontos o separam da zona maldita. Hélio dos Anjos, ex-Ceará, é o treinador. Lá está também Pedro Bambu (ex-Tiradentes). Há três jogos o Goiás não vence. Inclusive há dois jogos, em casa, no Serra Dourada, o máximo que conseguiu foi empatar com o Guarani (1 x 1) e com o Criciúma (1 x 1). Na rodada passada foi derrotado (2 x 0) pelo Londrina no Paraná. Experimenta, pois, terrível dificuldade. Por isso mesmo certamente endurecerá diante do Ceará. No jogo de ida, no Castelão, ganhou do Ceará (0 x 1), gol de Alex Alves.

FIFA

Árbitro-FIFA não significa perfeição. Já vi alguns cometerem erros graves. Aqui Carlos Eugênio Simon, na época o melhor do Brasil, marcou no Castelão um pênalti onde um jogador caiu sozinho. Quando ele viu o lance na TV ficou encabulado com o engano. Mas o escudo Fifa não deixa de ser referência.

Oscilação

O Ceará, que ganhou do Internacional em pleno Beira-Rio lotado, atravessando o "Mar Vermelho" como citei, tem tudo para encarar o Goiás e repetir o feito fora de casa. Mas é bom não esquecer a apresentação em Caxias do Sul, onde nem de longe lembrou o que fizera em Porto Alegre.

Recordando

Recordando

10 de novembro de 2007. Assim se passaram dez anos... Estádio do Ferroviário. Inauguração do busto do torcedor e fundador do clube, Valdemar Caracas (ao centro), que completara 100 anos no dia anterior (9). Na foto quando chegava ao clube, levado por familiares. Valdemar morreu em janeiro de 2013, com 105 anos.

Mudanças

O técnico cearense Filinto Holanda novamente foi trabalhar no futebol de Goiás. Dele ouvi uma colocação interessante: "É bom times novos irem surgindo. Aqui saíram Icasa e Guarany/S, mas chegaram Floresta e Iguatu. É a vida". Lembrou que outros já passaram como América, Calouros, Gentilândia...

Novembro coral

Olha aí o Ferroviário armando seu time para 2018. No dia 1º anunciou a contratação do goleiro Léo, que ganhou o troféu Verdes Mares 2017. No dia 4 confirmou a contratação do volante Liniker. No dia 7, anunciou a permanência de Erandir, que desde 2015 vem fazendo eficiente trabalho no clube.

É gol!

A cada jogo Magno Alves prova a importância de um veterano de classe. Nos 15 minutos em que esteve em campo, fez o gol do empate diante do Guarani e, de cabeça, participou do lance do gol de Richardson, absurdamente anulado. Chamusca tem detectado o momento ideal para usar o talento do Magnata.

Seleção. Hoje em Lille, França, Estádio Pierre Mauroy (inaugurado em 2012, capacidade 50 mil torcedores), amistoso Brasil x Japão, seleções principais, já classificadas para o mundial 2018 na Rússia. De 1989 a 2014, 11 jogos (9 vitórias do Brasil, 2 empates). O Brasil marcou 31 gols; o Japão, quatro. Na era Tite, em um ano (Set /2016 a out/2017), o Brasil fez 15 jogos (12 vitórias, 2 empates, uma derrota no amistoso Brasil 0 x 1 Argentina. Brasil, o 1º classificado para a Copa. (Dados de Airton Fontenele).