Tom Barros: produção preocupante

Frustrante o empate do Fortaleza com o Cuiabá. Mais frustrante ainda a forma como aconteceu. Bonamigo, no jogo passado, pediu para que esquecessem o primeiro tempo. Ontem, creio, para esquecer os dois. Na fase inicial, nada. Na fase final, pequena melhora com a entrada de Jô, Ronny e Vinícius Baiano. A proposta ofensiva com Hiago, Lúcio Flávio e Paulo Sérgio não vingou. Na meia-cancha em nenhum momento Reis, Pablo e Everton fizeram ligações precisas. Faltou velocidade, sobraram passes errados. Desta vez nem Bruno Melo escapou. O Cuiabá veio para empatar. Conseguiu. Quanto à produção do Fortaleza, restou profunda preocupação.

Observações

O árbitro Marco Aurélio Fazekas Ferreira (CBF) errou feio ao não marcar a falta de Bileu em Wellington Reis antes de marcar o gol do Cuiabá. /// Inaceitável a cera do goleiro Henal, além de seus atos antidesportivos. Provocou toda a confusão que, após o jogo, envolveu vários jogadores. Mas nada disso justifica o empate.

Na mira

O time "Menina Olímpica", aqui de Fortaleza, está na mira de Doriva, técnico da Seleção Brasileira. Quatro jogadoras sub-20 do "Menina" estão no radar de Doriva e pelo menos duas serão chamadas. Além disso, a cearense Fátima Dutra está confirmada na próxima convocação, já pelo que produziu na Granja Comary.

Recordando

s
28 de maio de 2007. Assim se passaram dez anos... O então técnico do Ferroviário Artur Ribeiro do Carmo Filho, saudoso Arturzão. Dois meses depois dessa foto, Artur morreu vítima de infarto fulminante. Como jogador brilhou e foi várias vezes campeão pelo Fortaleza e pelo Ceará. Brilhou também no Botafogo do Rio de Janeiro.

Dificuldade

A vitória apertada do Ceará sobre o CRB revela o quanto haverá de dificuldades daqui para frente. Notei também que, apesar das adversidades, o Ceará teve personalidade para contornar com perseverança e lucidez todos os percalços da partida. O time está crescendo no momento certo.

O passe

Tenho insistido na importância do passe preciso como elemento definidor. O passe de Pio para o gol de Lima teve precisão cirúrgica. A cada jogo Pio mais confirma sua importância para o esquema alvinegro, quer entrando de início, quer entrando no transcorrer do jogo. E mais: quer na ala, quer na meia-cancha.

Orações

Caro leitor, permita-me sair um pouco do assunto futebol para render justa homenagem póstuma a Otávio Santiago, notável seresteiro de voz maviosa. A partir da esquerda: Santiago, o genial Evaldo Gouveia e o compositor Aldemar Paiva num encontro em 2011. A Missa da Esperança, para Otávio Santiago, será hoje, às 19hs, na Igreja dos Remédios na Av. Da Universidade. Familiares e amigos em orações.

Desafio

O próximo adversário do Ceará será o Boa Esporte, em Varginha. O Boa está na 10ª colocação. Passou seis jogos sem perder, mas, na rodada passada perdeu para o Vila Nova (1 x 0) no Serra Dourada. O técnico é Nedo Xavier, que já dirigiu o Fortaleza em 2005, 2012 e 2015. Assumiu o Boa na oitava rodada na vitória sobre Náutico. São destaques no Boa Reis, Rodolfo e Felipe Mateus, que se recupera de contusão. Manjado é o chuveirinho para aproveitar a altura de Casagrande.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn