Tom Barros: Primeiro título do ano

Legenda: Recordando: Ontem, o maior ídolo do Ceará em todos os tempos, Gildo Fernandes de Oliveira, completou 76 anos de idade. Comemoração simples, apenas com os familiares. Esta foto foi batida em 2011, quando do lançamento de sua camisa retrô. Gildo foi tricampeão cearense pelo Ceará em 1961/62/63 e voltou a ser campeão cearense pelo Vozão em 1971, ano em que deixou o clube. Encerrou a carreira jovem ainda aos 33 anos de idade.

O Fortaleza joga por um empate para começar 2016 já comemorando um título em pleno mês de janeiro, o da Taça dos Campeões. A julgar pelo jogo no Pici, o Leão está muito melhor que o Bugre. Além de aplicar 3 a 0, foi senhor absoluto, máxime no primeiro tempo. O Guarany, que precisa vencer para levar a decisão aos pênaltis, terá de modificar sobremaneira seu modelo tático. No Pici, o técnico Júnior Cearense optou por jogar atrás, na tentativa de armar contra-ataques. Não funcionou. Melhorou na etapa final quando Clodoaldo entrou. O Baixinho teve a melhor chance do Bugre e também mandou uma bola na trave em bela cobrança de falta. Lamentáveis as contusões de Ricardo Berna e Guto. Mas o Fortaleza tem boas opções. TV Diário mostra ao vivo direto de Sobral.

Ajuste

O Guarany terá de corrigir um defeito que ficou explícito no primeiro jogo: a vulnerabilidade de sua defesa na bola aérea. O ataque do Fortaleza finalizou todas as bolas altas cruzadas na área do Bugre. Em duas delas, os gols de Daniel Sobralense e Eduardo. André Zuba, Anderson Sobral e Eduardo devem ficar mais atentos.

No ataque

Claro que um só jogo é pouco para avaliar o atacante do Fortaleza, Eduardo. Mas no geral, pelo que vi de sua movimentação no primeiro jogo com o Guarany, a atuação dele me agradou. A primeira impressão foi boa, embora seja melhor esperar um pouco para uma avaliação definitiva, máxime diante de adversários mais exigentes.

Elenco

Da turma Ceará que ficou de 2015, alguns cresceram na reta final da competição e ajudaram o time a permanecer na Série B. Exemplo: Éverson, Tiago Cametá, Charles, João Marcos, Baraka e Siloé. No jogo final com o Macaé, Charles foi um gigante, principalmente no jogo aéreo, onde se impôs. Não perdeu uma bola.

Mais

Outros jogadores do Ceará, que também ficaram do elenco de 2015, poderão produzir muito mais. Têm potencial para isso. Cito, por exemplo, o zagueiro Sandro, Tiago Carvalho, Ricardo Conceição e Alex Amado. Houve momentos em que Sandro foi destaque absoluto. Depois passou por uma fase de indecisões. Pode voltar a crescer de produção.

Oportunidade

Um ano para Buiu segurar todas as chances que tiver, visando a afirmar-se como jogador à altura do padrão titular do Ceará. Buiu já entrou em várias ocasiões e demonstrou ter condições de evoluir bem. Mas seu crescimento não dependerá só dele. Dependerá também das chances que lhe forem dadas pelo técnico Lisca, pois muitas serão as competições. Esperança 2016.

Notas & notas

Messi encanta. Messi fascina. Messi hipnotiza os marcadores. Mais uma vez justa a escolha. Ninguém no mundo cola a bola aos pés como ele o faz de forma inacreditável. Neymar ainda terá de evoluir muito para alcançar o patamar do argentino. Mas Neymar é muito jovem e terá tempo para isso. Pelo que vi nestes meus 50 anos de profissão, Pelé é superior a todos. Depois vem Mané Garrincha. Depois Diego Maradona. Depois vem Messi. Avaliação que faço pelo repertório das jogadas.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros