Contestação
Sei que muita gente discorda da minha opinião, quando afirmo que os times do G-4 são apenas um pouco mais arrumados. Dirão, talvez: como comparar times que estão acima dos 30 pontos com times que trafegam pela metade disso? Tudo bem. Matematicamente procede o argumento. Quanto ao padrão, porém, questiono.
Números
O Ceará perdeu para o Bahia na Fonte Novo por 1 x 0, empatou com o Botafogo (0 x 0) no Castelão e perdeu para o Vitória (1 x 2) no Castelão. Esses são os bons da "B". Em nenhum dos jogos houve superioridade total dos adversários. Foram melhores, sim. E o Botafogo nem tanto. Se o Ceará arrumar no returno, pode sair da zona.
Recordando
2005. E assim se passaram dez anos... Jogo Ferroviário 5 x 2 Serrano/PE pela Série C do Campeonato Brasileiro. A partir da esquerda: Moré, Cícero César e Júnior Cearense comemoram mais um gol coral. O gols da partida foram marcados Moré (2), Júnior Cearense, Anderson e Eli para o Ferrão, enquanto Claudinho e Rogério fizeram os gols do Serrano. Detalhe: Cícero César quer encerrar a carreira este ano pelo Ferroviário.
É diferente
A Série C nacional, onde estão, Fortaleza e Icasa, tem duas fases distintas, separadas não apenas pelo regulamento, mas muito mais pelas emoções, reações e até comoções. O mata-mata transforma tudo. Os vitoriosos da primeira fase muitas vezes são surpreendidos. Ser primeiro do grupo pode resultar em nada na fase seguinte.
Administrar
Ao Fortaleza a tarefa de, desta vez, saber separar as coisas. Quer seja primeiro do grupo ou não, é olhar com serenidade a fase eliminatória. E lembrar que em anos passados até time quarto colocado na fase anterior já conseguiu subir para a Série B nacional. Será fundamental ao Leão não levar a campo traumas que ainda possam incomodar.
Artilheiro
Rinaldo agora tem desafio no Ferroviário. Narrei muitos gols de sua maravilhosa carreira. Espetacular o do título de campeão cearense 2007 pelo Fortaleza, 1 a 0 sobre o Icasa. Rinaldo pegou a bola no meio do campo e foi deixar nas redes, após aplicar dribles seguidos no zagueiro Lopes. Desejo ao atacante Rinaldo sucesso nesta sua missão de reerguer o Ferrão.
Sorriso. No Vaticano a jovem brasileira Ana Carolina foi sincera diante do Papa Francisco. Sua Santidade perguntou quem tinha sido melhor, Maradona ou Pelé? Ela respondeu: "Pelé". O Papa Francisco aceitou com um sorriso aberto a resposta correta da fiel. Aí lembrei do "Papa Sorriso". Pouca gente lembra dele: João Paulo I. Seu pontificado foi rápido, apenas 33 dias. Ele teve morte súbita em 1978. Sua simplicidade, seu pensar e seu sorriso tinham tudo a ver com o hoje Papa Francisco. Foi sucedido por João Paulo II.