Tom Barros: Pouco mais arrumadas

Pouco mais arrumadas
 
Faltam 20 jogos para terminar a Série B nacional. Quem faturar todas as partidas somará mais 60 pontos. Na história isso jamais aconteceu. Uma equipe estabelecer sequência de vitórias assim é Utopia. Se já está difícil até pequena sequência de três vitórias seguidas, quanto mais 20 vitórias consecutivas. Seria o recorde dos recordes e certamente entraria fácil para o Guinness World Records. O Ceará, mesmo com todos os problemas enfrentados até aqui, não depende de terceiros para sair da zona de rebaixamento. Enquanto depender apenas de si, de seus esforços, não haverá motivo para desacreditar. Os times da Série B, mesmo os do G-4, não são nada extraordinários. São equipes um pouco melhores, um pouco mais arrumadas. E nada mais do que isso.

Contestação

Sei que muita gente discorda da minha opinião, quando afirmo que os times do G-4 são apenas um pouco mais arrumados. Dirão, talvez: como comparar times que estão acima dos 30 pontos com times que trafegam pela metade disso? Tudo bem. Matematicamente procede o argumento. Quanto ao padrão, porém, questiono.

Números

O Ceará perdeu para o Bahia na Fonte Novo por 1 x 0, empatou com o Botafogo (0 x 0) no Castelão e perdeu para o Vitória (1 x 2) no Castelão. Esses são os bons da "B". Em nenhum dos jogos houve superioridade total dos adversários. Foram melhores, sim. E o Botafogo nem tanto. Se o Ceará arrumar no returno, pode sair da zona.

Recordando

2005. E assim se passaram dez anos... Jogo Ferroviário 5 x 2 Serrano/PE pela Série C do Campeonato Brasileiro. A partir da esquerda: Moré, Cícero César e Júnior Cearense comemoram mais um gol coral. O gols da partida foram marcados Moré (2), Júnior Cearense, Anderson e Eli para o Ferrão, enquanto Claudinho e Rogério fizeram os gols do Serrano. Detalhe: Cícero César quer encerrar a carreira este ano pelo Ferroviário.

É diferente

A Série C nacional, onde estão, Fortaleza e Icasa, tem duas fases distintas, separadas não apenas pelo regulamento, mas muito mais pelas emoções, reações e até comoções. O mata-mata transforma tudo. Os vitoriosos da primeira fase muitas vezes são surpreendidos. Ser primeiro do grupo pode resultar em nada na fase seguinte.

Administrar

Ao Fortaleza a tarefa de, desta vez, saber separar as coisas. Quer seja primeiro do grupo ou não, é olhar com serenidade a fase eliminatória. E lembrar que em anos passados até time quarto colocado na fase anterior já conseguiu subir para a Série B nacional. Será fundamental ao Leão não levar a campo traumas que ainda possam incomodar.

Artilheiro

Rinaldo agora tem desafio no Ferroviário. Narrei muitos gols de sua maravilhosa carreira. Espetacular o do título de campeão cearense 2007 pelo Fortaleza, 1 a 0 sobre o Icasa. Rinaldo pegou a bola no meio do campo e foi deixar nas redes, após aplicar dribles seguidos no zagueiro Lopes. Desejo ao atacante Rinaldo sucesso nesta sua missão de reerguer o Ferrão.

Sorriso. No Vaticano a jovem brasileira Ana Carolina foi sincera diante do Papa Francisco. Sua Santidade perguntou quem tinha sido melhor, Maradona ou Pelé? Ela respondeu: "Pelé". O Papa Francisco aceitou com um sorriso aberto a resposta correta da fiel. Aí lembrei do "Papa Sorriso". Pouca gente lembra dele: João Paulo I. Seu pontificado foi rápido, apenas 33 dias. Ele teve morte súbita em 1978. Sua simplicidade, seu pensar e seu sorriso tinham tudo a ver com o hoje Papa Francisco. Foi sucedido por João Paulo II.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros