Tom Barros: Possível fato inusitado

Há dias fiz explanação sobre os títulos do Campeonato Cearense que há 22 anos ficam divididos entre Fortaleza e Ceará. De 1996 a 2017, foram onze títulos para o Ceará e onze títulos para o Fortaleza. Eu disse que, no momento, por questão de estrutura física, financeira e opções nos elencos, tudo está a indicar que novamente o título estadual ficará com um dos dois maiores clubes do estado. Mas o Floresta anda aprontando surpresas que podem levar a um fato inusitado no nosso futebol: um time ser campeão da Série A logo no primeiro ano de sua participação. O Floresta ganhou do Ceará (3 x 1) e ficou com a Taça dos Campeões. Em cima do Fortaleza ganhou o título da Taça Fares Lopes. Já agora ganhou de novo do Leão. Aviso dado.

Recado

O Floresta ganhou do Iguatu, dentro do Estádio Morenão, resultado que nem Ceará e Ferroviário, dois dos chamados grandes da capital, conseguiram. O Floresta, exatamente como líder, vai enfrentar o Ceará nesta última rodada da segunda fase. Momento importante para avaliação de sua força na reta final.

Último

O Floresta passou para a segunda fase na última vaga (6º lugar). Na primeira fase, perdeu para o Ferroviário (2 x 0) em Caucaia e perdeu para o Fortaleza (3 x 2) no Castelão. Mudou de técnico. Saiu Raimundinho e entrou Oliveira Lopes. Agora, na reta final, reage e assusta os concorrentes. Fortaleza e Ceará que se cuidem.

Recordando

a
27 de julho de 2005. Há 12 anos essa foto foi batida no Estádio Elzir Cabral, quando Salvador Barbosa, então técnico do Ferroviário, orientava seus atletas. Salvador morreu no dia 26 de novembro de 2014, em casa, vítima de infarto. Trabalhou no Quixadá, Ferroviário, Uniclinic e Fortaleza. Comandou projeto social na formação de atletas.

Mais jogos

Agora o Ceará tem jogo amanhã, sábado, com o Uniclinic. Já no dia 20, terça-feira, pega o CSA no Estádio Rei Pelé. Depois, no dia 22, quinta-feira, o jogo com o Floresta pela segunda fase do Campeonato Cearense. Haja jogo de cintura para cumprir as obrigações, sem desgastar o elenco.

Técnico campeão

Oliveira Canindé, agora no comando do Floresta, foi campeão brasileiro da Série D pelo Guarany-S, campeão do Nordeste pelo Campinense, campeão potiguar pelo América e campeão piauiense pelo Parnahyba. Mira o título estadual cearense. Se alcançar, quebrará um tabu de 22 anos.

Saudade que fica

José Mário Mamede, nas décadas de 1940 e 1950, jogou vôlei pelo Maguari e futebol pelo Maguari e Gentilândia. Era formado em Odontologia e Farmácia. Foi cronista esportivo e dentista da APCDEC. Hoje, na Igreja de Santo Afonso (Redonda na Parquelândia), às 19 horas, a Missa da Esperança por sua alma.

Se Messi faz

Na opinião de alguns bobinho, Pelé e Garrincha não fariam hoje o que fizeram no seu tempo porque o futebol de agora não oferece mais os espaços. Hoje Pelé e Garrincha fariam muito mais, pois teriam a preparação física de agora. O craque cria os espaços. Garrincha sempre trabalhou bloqueado por três marcadores e os driblava facilmente. Pelé fazia misérias em espaços curtos. Ora se Messi faz o que faz hoje, tal como fez na vitória sobre o Chelsea, imaginem Pelé e Garrincha...