Tom Barros: Pontos da sobrevivência

O Fortaleza não garantiu a sua antecipada classificação, razão pela qual a torcida está apreensiva. Mas, exceto Sampaio Correia e CSA, é o tricolor cearense quem está com a mão na vaga porque depende apenas de si e terá a chance de definir sua vida em casa diante do vice-lanterna Moto Clube-MA. Só mesmo uma sequência de lambanças e bobeiras popderá eliminar o Leão logo nesta fase classificatória. O Confiança, próximo adversário, empatou aqui no PV (1 x 1). O Fortaleza foi melhor, principalmente no primeiro tempo, quando marcou 1 a 0, gol de Bruno Melo. Na fase final, cedeu um pouco e o Confiança empatou com gol de Léo Ceará. Previsão de jogo difícil, máxime se o Fortaleza não corrigir os erros de finalização.

Vida mansa?

O principal perseguidor do Fortaleza é o Cuiabá (5º, 22 pontos). Dizem que terá vida mansa porque pega o vice-lanterna Moto e o CSA (já classificado). Não é bem assim. O Moto jogará em casa e brigando para não ser rebaixado. Nada de moleza. E o CSA vai querer manter o segundo lugar para no mata-mata decidir em casa.

Dureza

Não vejo vida mansa para ninguém nesta reta de definição. O Salgueiro (6º, 21 pontos) pega o CSA em Alagoas. E na última partida pega o Remo em Belém. Ora CSA lutando para seguir vice. E o Remo lutando para permanecer no G-4. Portanto, dureza nos dois jogos. Teoricamente mais dureza do que terá o Leão.

Recordando

Image-0-Artigo-2289683-1

1º de agosto de 2007. Assim se passaram dez anos... Ceará Sporting Club. A partir da esquerda: atacante Reinaldo e o técnico Heriberto da Cunha. Detalhes: Reinaldo José da Silva, natural de Patos de Minas-MG, está com 37 anos. Atualmente sem clube. Heriberto da Cunha continua em atividade. Em 2016 treinou o Nacional de Manaus.

Definição

Todos os concorrentes do Fortaleza terão maior necessidade de superação, pois estão fora do G-4. Além disso, o Fortaleza tem duas vitórias (2º critério de decisão) a mais que o Cuiabá, embora o mesmo número de vitórias do Salgueiro. Mas sobre o Salgueiro, o Leão tem melhor saldo de gols.

Conclusão

Nada de criar fantasmas. Nada de aumentar as dificuldades naturais que o Fortaleza terá. Deixem tudo na dimensão que o problema tem. E um problema com soluções plausíveis. Ampliar os temores pelo espectro negativista só trará mais dificuldades, já pela alimentação do desespero que a nada conduz.

Alternativas

O técnico do Ceará, Marcelo Chamusca, tem tempo para estudar variações táticas. Na medida em que o certame avança, os treinadores vão ficando mais espertos. Quando o repertório é mínimo, mais fácil se torna a marcação do adversário. A presença de Cafu e Lelê nas extremas está manjadinha

Eliminatórias. Brasil, sob o comando de Tite (8 vitórias seguidas), primeiro país a ganhar vaga na Copa 2018, joga hoje em Porto Alegre diante do Equador (6º lugar). De 1942 a 2016, Brasil x Equador, Seleções Principais (31 jogos, 25 vitórias do Brasil, duas do Equador, 4 empates). No último encontro, em Quito (1º/set/2016), atuais eliminatórias, Brasil 3 x 0, estreia de Tite, com doze jogadores da atual convocação, da qual apenas os goleiros Ederson e Cássio ainda não jogaram. (Dados Airton Fontenele).