Tom Barros: Perigoso esvaziamento

Campeonato Brasileiro (Séries B e C), Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Essas competições para nós estão garantidas por patrocinadores. Agora pergunto: e o Campeonato Cearense 2017? Venho alertando para o esvaziamento. A permanência do Ferroviário na segunda divisão só enfraquece a Série A local. Motivo simples: reduz o número de clássicos e afasta mais ainda a terceira maior torcida da capital. Fico perplexo ao ver equipes com estruturas mais modestas superando os objetivos corais. Quem tem um patrimônio como o do Ferroviário na Barra do Ceará jamais poderia quedar diante de outros times menos aquinhoados. A valorização dos clássicos com a presença do Ferrão tem tudo a ver com a retomada de um estadual mais atraente.

Bloqueio

O que se vê, após a comprometida transparência da Série B estadual, é uma espécie de bloqueio às pretensões corais. Nos subterrâneos do futebol, com tanto "wo" e decisões esquisitas, restaram dúvidas cruéis a respeito da lisura e decência do certame. Lamentável que tenha sido assim, sempre contra o Ferrão.

Amanhã

Dirigentes das federações estaduais não percebem que, com o gradual esvaziamento dos certames estaduais, eles estão cavando suas próprias sepulturas. Se os campeonatos estaduais forem extintos, a tendência será o comando das competições ficar centralizado na CBF. Aí as federações perderão a razão de ser. Mote para reflexão.

Recordando

Década de 1970. Ceará Sporting Club. Estádio Carlos de Alencar Pinto. A partir da esquerda: Nagel de Melo e o técnico Gainete. Não identifiquei o senhor que está com as mãos no alambrado. Nagel foi zagueiro do Ceará, bicampeão cearense em 1971/1972. Logo após aposentou-se e ficou como funcionário do clube. Não tenho notícia dele. Gainete treinou vários clube como Bahia, Vitória e Internacional. (Álbum de Elcias Ferreira).

A Copa

Amanhã, valendo Copa do Brasil, o Fortaleza encara o Internacional no Estádio Beira Rio em Porto Alegre. Nesta Copa o Fortaleza pregou a peça de despachar o Flamengo em pleno Rio de Janeiro. E poderá promover mais um estrago diante de times da Série A. Mas é sempre mais complicado encarar a escola gaúcha, de marcação pesada, forte.

Na zona

O Internacional faz pífia campanha na Série A nacional. Está na zona de rebaixamento e sob forte pressão da torcida. O Fortaleza poderá tirar disso o melhor proveito. O Inter, porque foi quinto lugar no Brasileirão 2015, só agora nas oitavas de final estreará na Copa do Brasil. Privilégio que é uma aberração do regulamento.

Fundador

Este homem tem história: Valdemar Cabral Caracas. De seu ideal e ação, nasceu o Ferroviário, que virou patrimônio do futebol cearense. O Ferrão foi nove vezes campeão cearense e 19 vezes vice-campeão. Hoje, há um desrespeito à memória do saudoso Valdemar, na medida em que afundam o Ferroviário e o estão condenando à extinção. É muito triste.

Estreia. O novo técnico da Canarinho, Tite, estreia nas Eliminatórias contra o Equador, dia 1º próximo. E já alterou a lista dos 23 convocados. Por contusão, foi cortado o recém-campeão olímpico, zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo. Foi substituído por Pedro Geromel (Geromito), do Grêmio, zagueiro (altura 1.90), paulista, que completará 31 anos no dia 21 de setembro. Boa parte de sua carreira foi na Europa. É sua primeira convocação. Assim ficam na lista só seis campeões olímpicos. (Dados de Airton Fontenele).