Tom Barros: Panorama diferente

Legenda: Recordando: 2005. Assim se passaram dez anos. No amistoso que o Fortaleza fez em São Benedito, uma faixa foi estendida com a inscrição: "Que a violência feita a Marcionílio Pinheiro seja o limiar de vida nova nas torcidas da paz. Abraços fraternos da torcida tricolor da Serra da Ibiapaba". Marcionílio Pinheiro, então com 28 anos, presidente da TUF, foi assassinado por torcedores do Botafogo no Rio de Janeiro em dezembro de 2005.

Atenções gerais para o Barradão. Nos últimos tempos o Ceará tem sido carrasco do Vitória, inclusive quando os jogos acontecem em Salvador. Por três vezes consecutivas o Ceará eliminou o Vitória/BA na Copa do Nordeste. Agora mesmo, em 2015, com empate de 2 x 2 no Barradão, o Ceará despachou o time baiano. Mas na atual Série B o Vitória deu o troco. Ganhou (1 x 2) do Ceará no Castelão. O técnico do Vozão era Marcelo Cabo. O do Vitória, Vagner Mancini, que lá ainda continua. Na época o Ceará ainda vivia o drama da zona de rebaixamento. Mas, desde a chegada de Lisca, tudo mudou. O Ceará vem de cinco vitórias seguidas. Retomou a confiança e a autoestima. Já o Vitória sofreu humilhante goleada (4 x 0) aplicada pelo América/MG na rodada passada.

Pressão

A derrota para o América/MG fez disparar o sinal de alerta do Vitória, que vê a chegada dos concorrentes ao G-4. O Vitória (3º) tem 60 pontos; o Santa (4º) 58 pontos. O Sampaio (5º) encostou com 57 pontos. Exatamente por isso a pressão por vitória sobre o Ceará aumentou. Vejo aí dificuldades a mais para o Vozão.

Mais dificuldade

Vejo também empolgação do América/MG após a goleada sobre o Vitória. Os mineiros já admitem chegar ao título, ultrapassando o líder Botafogo. Terá de torcer por tropeços do Bota e ganhar do Paraná, Ceará e Santa. Daí mais dificuldades certamente imporá ao Vozão na 37ª rodada. Mas isso é assunto para depois. Por enquanto, foco no Vitória.

Parceria

A TV Diário mostrará ao vivo os jogos das quarta de final, semifinais e fase final da Taça Fares Lopes. Na programação, Fortaleza x Guarany/S, amanhã, às 15h30, no Estádio Alcides Santos no Pici. Já no domingo, dia 15, Ceará x Iguatu, às 15h30, no Estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu. Hora de conhecer os novos valores.

Homenagem

A Areninha Thauzer Parente entregue ontem à comunidade do Quintino Cunha pelo prefeito Roberto Cláudio fez justa homenagem ao saudoso médico Thauzer que morreu moço demais. O Projeto Areninhas visa a urbanizar e requalificar áreas nos bairros com alto índice de vulnerabilidade social. Ótimo projeto.

Pelada

Atriz Maitê Proença, aí ao lado do pesquisador Airton Fontenele, posará nua após o último jogo do Botafogo pela Série B, dia 28 próximo, contra o América/MG. Ela cumprirá promessa assumida quando disse que assim agiria caso o Bota voltasse à Série A. Mas Maitê não anunciou nem a hora nem ao local. Bem poderia ser na "Sala João Saldanha", num é mesmo Airton?

Mudanças

Quando o Vitória ganhou do Ceará no Castelão atuou com Fernando Miguel (Gatito Fernandez); Diogo Mateus, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Marcelo Mattos, Pedro Ken e Escudero; Rogério (Vander), Rhayner (Amaral) e Elton. O Ceará jogou com Tiago; Alan, Sandro, Charles e Victor Luis (Júlio César); Baraka, Uillian Correia, Fernandinho, Bernardo (Fabinho) e Ricardinho (Mazola); Rafael Costa. Agora, no Vitória, Rhayner não jogará porque foi expulso e Escudero recupera-se de contusão.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros