Hoje, em Porto Alegre, Grêmio x Ceará. Ao alvinegro a vitória classifica; um empate o deixa pendurado, aguardando Grêmio x América, dia 5 de abril. Tudo complicado. Na derrota para o Flamengo (2 a 0) no Mané Garrincha, o time gaúcho utilizou formação alternativa. Nem o técnico Renato Gaúcho compareceu. O Grêmio foi comandado por Alexandre Mendes. Cheia de atropelos, essa segunda edição da Primeira Liga gerou desconforto porque os próprios integrantes não a estão valorizando como deveriam. A Chape, por conflito de datas, usou seu time reserva na segunda partida. E perdeu. O Fluminense usou time alternativo contra o Inter. O Flamengo usou time alternativo contra o Ceará. Como se não bastasse, ainda tem mais um Godoy no caminho alvinegro...
Explicação
Certamente alguns torcedores jovens não sabem que em 1994, na disputa pela Copa do Brasil, jogo final, o Ceará foi prejudicado por grave erro do árbitro Oscar Roberto Godói. Ele deixou de marcar pênalti em Sérgio Alves a poucos minutos do fim do jogo. O Ceará jogava pelo empate e perdia por 1 a 0. Sérgio foi expulso. Absurdo.
Grafia
Analisando o elenco profissional do Grêmio, vi lá o nome Godoy. Pensei comigo: de novo não. Só esse nome já assusta. Mas, pelo que soube, a diferença não está apenas na grafia com "y". Ainda bem esse Godoy, treinador de goleiro do Grêmio, é um profissional correto, equilibrado, decente. O antigo Godói hoje é jornalista. Deus meu!
Recordando
Fevereiro de 2006. Assim se passaram dez anos... Desembarque do atacante Jorge Henrique, então contratado pelo Ceará. Ele foi campeão cearense pelo Vozão naquele ano. Depois, transferiu-se para o Santa Cruz. Daí foi brilhar no Botafogo/RJ, Corinthians/SP e Internacional/RS. Agora está no Vasco da Gama/RS. Ele nasceu no dia 23 de março de 1982. Está com 34 anos de idade. Nasceu na cidade de Resende no Rio de Janeiro.
Tem mais
O Grêmio, que hoje enfrenta o Ceará, terá outro desafio já no sábado. Encara o Internacional, seu maior rival, pelo Campeonato Gaúcho. Um Grenal é sempre levado muito a sério. O Grêmio enfrenta o Vozão, mas de olho no Inter. Na classificação do "estadual", o Grêmio é o terceiro (10 pontos) e o Inter é o quinto (6 pontos).
Revolta
A paralisação do certame estadual veio numa boa hora para o Fortaleza. A revolta da torcida ganhou ares de fúria após a derrota para o Tiradentes. O clima hostil em nada ajuda. Pelo contrário, leva a complicar ainda mais, pois a tendência de um time tenso é errar mais ainda. Com a pausa, pode ser que os exaltados deixem por menos.
Pensativo
Em dois jogos, o técnico Marquinhos Santos já notou que o atual elenco difere bastante do elenco que ele comandou em 2016. É como começar do zero. E aí está seu novo desafio. Na primeira passagem pelo Fortaleza, Marquinhos encantou nos três primeiros jogos porque vitórias sobre Sport/PE, Ceará e Flamengo. Agora em dois jogos, nada de vitória.
Notas & notas. No Grêmio, os atacante Fernandinho e Everton têm laços com o futebol cearense. Fernandinho, antes de jogar no Verona da Itália e no Flamengo/RJ, teve passagem pelo Ferroviário. Daqui foi para o Iraty/PE e depois para o exterior. Everton é cearense, natural de Fortaleza. Completará 21 anos no próximo dia 22. Foi formado nas categorias de base do Grêmio. Tem sido bem utilizado por Renato Gaúcho. Mais um cearense que ganha espaços lá fora e não aqui. Incrível.