Tom Barros: os predestinados

Gustagol voltou. E voltou fazendo gol. Não de cabeça, sua especialidade, mas com o pé mesmo. Entretanto, usou a cabeça para servir ao companheiro Wilson. Nesta parte, a expressão usar a cabeça pode ser interpretada em dois sentidos: o uso do crânio ou uso da inteligência. No caso de Gustavo, nos dois sentidos. O goleador autêntico é como cão farejador: pelo olfato busca a presa. Aí, onde a bola de gol estiver, lá está ele. Encontro inevitável na hora certa, no espaço certo. Imãs que se atraem para perfeita conclusão. Quem melhor que Gustavo para definir assim? Resposta simples: ninguém. Os predestinados, quando nascem, parecem já receber no berço a graça especial do seu ofício.

Bola e os craques

Dizem que a bola procura os craques. Mozart Gomes foi o melhor jogador cearense que vi em ação. Ele, já muito doente, estava comigo num banco da Praça Argentina Castelo Branco, onde garotos batiam racha. Aí a bola veio mansinha e alojou-se nos pés de Mozart. Ele sorriu e disse: "A bola procura os craques".

O inverso

Será a bola que procura os craques ou os craques é que sabem procurar a bola? Gustavo parece ter um sexto sentido, uma intuição especial, pois sempre está no caminho da bola. Ou a bola é que está no caminho dele? A bola na pensa. Então é o predestinado que tem uma percepção extrassensorial. E disso tira o melhor proveito.

Estrelas alvinegras

Image-1-Artigo-2439634-1

A partir da esquerda: Yasmin Abreu e Fátima Dutra, integrantes do time de futebol do Ceará. O investimento alvinegro no futebol feminino faz parte da nova legislação que contempla significativos avanços e apoio antes apenas dado ao futebol masculino. Yasmin e Fátima são jogadoras de elevada qualificação técnica.

Intensidade

No jogo diante do Santos, máxime no primeiro tempo, o Ceará manteve ritmo intenso que impediu qualquer ação santista. Foi o dono da partida, reconhecido até pelo técnico santista, Cuca. No jogo com o Atlético-PR não conseguiu a mesma intensidade. Pelo contrário: deu graves sinais de desgaste.

Ritmo

Restou provado que o Vozão não tem condições de sustentar o ritmo intenso em três jogos seguidos. Esta semana de "folga" pode permitir a recomposição das energias. Previsão de que possa então apertar o Vasco mesmo em São Januário. A propósito, o Vasco está muito mal. Crise que levou à demissão de Jorginho.

Recordando

Image-0-Artigo-2439634-1

Edson José de Souza, Croinha, notável artilheiro do Fortaleza, onde jogou de 1965 a 1972. Até hoje é o maior goleador da história do clube, com 138 gols. Pelo Leão sagrou-se campeão cearense em 1965, 1967 e 1969. Também foi campeão do Norte-Nordeste (Nordestão) de 1970. E vice-campeão da Taça Brasil de 1968.

Notas & notas.

Dia 1º de Setembro um belo espetáculo aéreo nos céus de Aquiraz. O Catuleve - Clube de Aviação Desportiva - realizará o V FERA - Fortaleza Encontro Regional de Aviação: aeromodelismo, paraquedismo, exposição de aeronaves, carros antigos, acrobacias aéreas. /// O jornalista Everaldo Lopes, um dos ícones da comunicação do Rio Grande do Norte, lançou no ano passado o livro "100 anos de Bola". Gostaria muito de ter um exemplar, mas não encontrei em Fortaleza.