Ceará e Vasco. Até aqui os dois estão acima de todos os concorrentes. E chegam à virada do turno com as melhores campanhas. O Vasco da Gama à frente, tido e havido como dono de uma das vagas para a Série A 2017. Aliás, antes mesmo de o certame começar, já estava ungido como eleito ao reino. Mas o Vasco não é imbatível. Pelo contrário, a despeito da liderança, experimentou alguns tropeços feios. A primeira derrota foi para o Atlético/GO (2 x 1). Mas algo pior ainda aconteceria: em casa, São Januário, foi derrotado pelo Paysandu (0 x 2) e pelo Paraná (1 x 2). E na Ressacada perdeu para o Avaí (2 x 1). Cedeu ainda um empate ao Oeste (1 x 1). Portanto, uma equipe que deve ser respeitada pela história e tradição, mas que pode ser superada, sim, pelo Ceará.
Ederson
O atacante cearense, Ederson, natural de Pentecoste, é destaque no Vasco. Fez dois jogos e dois gols (um em cada). Ganhou elogios do técnico Jorginho que o chamou de "matador". Ederson foi revelado pelo Ceará em 2007, sendo campeão pelo Vozão em 2012. Foi também destaque no Atlético do Panará. Cuidado com o homem!
Fechamento
O Ceará pode encerrar o turno na vice-liderança, posição que mostra como o alvinegro saiu de situações desconfortáveis, até alcançar o atual estagio de confiança. Nesta parte, louvável a paciência do técnico Sérgio Soares que soube gradualmente ir ajustando as linhas. Criterioso trabalho que culminou com a subida de produção.
Recordando
1972. Nesta foto, que me foi enviada pelo colecionador Elcias Ferreira, um momento raro na vida de famoso ídolo Gildo, que deixara o Ceará e estava no Calouros do Ar. Aí, com a camisa do Calouros, Gildo concede entrevista ao meu querido amigo, repórter e narrador Vilar Marques. Observem que o Vilar utiliza um microfone "cara de gato", o preferido de todos os narradores. Vilar continua na ativa e narrando futebol muito bem.
O quer
Na reação diante do Confiança (empate 2 x 2), o Fortaleza provou que, quando aciona a potência total, pode reverter as situações mais adversas. Mas não convém relaxar tanto quanto o fez na fase inicial, pois nem sempre é possível tirar a diferença de dois gols num curto espaço de tempo. Aí poderá ficar à mercê da sorte. E isso não é bom.
Comemoração
Hoje, às 19hs, no Dallas da Avenida Dom Luís, a Federação Cearense de Futsal (FCFS) e a TV Diário promovem o encontro de encerramento da temporada oficial de 2016, quando serão entregues os prêmios (troféus e medalhas) aos melhores do ano, tudo num clima de elevada confraternização. O certame alcançou êxito total.
Ótima fase
Lima, zagueiro do Fortaleza, está mesmo atravessando ótima fase. Seu gol no Confiança traduziu muito bem o sentimento de um atleta que acredita no melhor ainda que todos os indicativos apontem o contrário. Para muitos, o jogo com o Confiança estava perdido. Não para Lima. Um zagueiro consciente do seu potencial e do seu papel. Discreto, eficiente.
Lamentável. É triste o ver ex-ídolos sofrendo os desenganos. Há dias, Edilson, o Capetinha, que viveu as glórias do penta em 2002 pela Seleção Brasileira, foi preso em São Paulo por não pagar pensão alimentícia e por envolvimento em fraudes da loteria. Também lamentei as declarações do ex-ídolo do Corinthians, Casagrande, que disse duvidar da bondade de Deus e declarou-se admirador de Lúcifer, o diabo. Ambos não podem reclamar de Deus. Tiveram todas as chances de grandes conquistas.