Tom Barros: Operando milagres

Legenda: Recordando: 2005. Assim se passaram dez anos. Atacante Geufer Rafael Hallmann. Creio que até a torcida do Fortaleza não lembra dele. Geufer nasceu no dia 6 de dezembro de 1980 (34 anos) em Estância Velha/RS. Foi campeão da Copa do Brasil 1999 pelo Juventude/RS. Atuou pelo União Leiria/PT, União Madeira/PT, Nacional/AM, Villa Nova/GO. Depois, até 2008, esteve no Camacha/PT. Não tenho mais informações dele

A recuperação do Ceará a todos surpreende, já pelo fato de ter acontecido com o mesmo grupo que vinha fracassando. O mesmo time, agora vencedor nas mãos de Lisca, era o time perdedor nas mãos de outros treinadores que por aqui passaram. Que toque mágico, que varinha de condão, que terá feito o senhor Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi? Lisca não é feiticeiro, não tem poderes sobrenaturais. Que terá dito aos atletas? Verdade é que o Ceará, sob seu comando, jogou seis partidas e ganhou cinco, sendo duas delas por goleada (3 a 0 no ABC e 3 a 0 no Bragantino). Em seis jogos, marcou 11 gols e sofreu apenas quatro. A defesa, antes tão vulnerável, há três jogos não sofre gol. Nas mãos de Lisca, Siloé deu a volta por cima. O técnico não é santo, mas vem operando verdadeiros milagres.

Três

Botafogo voltou para a Série A. Fica provado: quando um time grande da elite cai, só fica na Série B um ano. O Botafogo antecipadamente confirmou sua ascensão. Por isso, quando algo assim acontece, sobram apenas três vagas para os demais disputantes. Conclusão: se o Vasco cair, sobrarão apenas três vagas para a Série A 2017.

Diferença

O Ceará, antes tão afobado, agora é a imagem do time paciente diante das dificuldades. E por isso acerta mais. E por isso erra menos. Prova está no lance do primeiro gol no Braga. A precisão e calma de João Marcos ao passar para Alex Amado; a precisão e calma de Alex para Wescley; a precisão e calma de Wescley ao fazer o gol.

Em forma

Que bom ver outra vez em forma o volante João Marcos. E mais: não se limitando a marcar os adversários. Mais que isso, a importância de suas oportunas subidas. A enfiada de bola na qual descobriu Alex Amado no lado esquerdo da área do Bragantino foi de quem tinha perfeita leitura do jogo. Parabéns.

Dupla

Outro detalhe importante: com a subida de produção de João Marcos, seu companheiro Baraka o acompanhou. No lugar do antes atônito Baraka, há hoje um parceiro consciente na função de marcar e de, quando possível, também municiar o ataque. O crescimento de produção do Ceará tem tudo a ver com João e Baraka.

Revelação

O jovem narrador de futebol, Dênis Medeiros, vem mostrando muito talento nas transmissões que faz pela Rádio Verdes Mares/AM. Coisa recente, no jogo Ceará 3 x 0 ABC, teve emergencialmente de substituir Gomes Farias. Mesmo apanhado de surpresa, Dênis Medeiros deu um show. Tem bela voz e é preciso nos lances. Um futuro promissor.

Eliminatórias.

Hoje em Buenos Aires Argentina x Brasil, pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia em 2018. De 1914 a 2014, cem jogos entre seleções principais, 40 vitórias do Brasil, 36 vitórias da Argentina e 24 empates. Em eliminatórias, seis jogos, três vitórias do Brasil, duas vitórias da Argentina e um empate. Na atual disputa, Brasil tem três pontos (0 x 2 Chile e 3 x 1 na Venezuela). Argentina tem só um ponto (0 x 2 Equador e 0 x 0 Paraguai). Dados de Airton Fontenele.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros