No futebol acontecem fatos que espantam pelo inusitado. São eventos que paralisam as multidões e as deixam boquiabertas, incrédulas, estáticas, petrificadas. Assim o Barcelona assombrou. Assim a Seleção da Alemanha já assombrara os brasileiros na Copa de 2014. Por isso há frases cunhadas por anônimos que ganham força a cada surpresa que o futebol apresenta. Aí comentaristas torram a língua pela imprevidência. Agora mesmo vejo a maioria vaticinando que o Fortaleza dificilmente seguirá adiante na Copa do Nordeste. Ora, o Leão terá suas dificuldades, mas ninguém pode eliminá-lo por antecipação. A situação lhe é desfavorável, mas pode, sim, ser revertida. Lembrem-se: neste mundo impenetrável do futebol, tudo é possível.
Dedo do técnico
Marquinhos Santos retornou ao Fortaleza e estreou no dia 19 de fevereiro, quando da vitória sobre o Uniclinic (3 x 0). Depois empatou com o Moto (1 x 1) em São Luís. Sofreu derrota para o Tiradentes (1 x 0) e goleou o Itapipoca (5 x 0). Já se pode dizer que há o dedo de Marquinhos? Sim, mas ainda buscando melhor definição.
Imagens
Marcelo Boec em alta. Felipe tem qualidade para render mais. Jefferson oscilante. Pablo está bem na meia-cancha. Wesley é esperança. Gabriel Pereira pode produzir mais. Lúcio Flávio ainda não alcançou o padrão ideal. Esta já é a quinta partida sob o comando de Marquinhos. Os ajustes graduais estão acontecendo.
Recordando
1984. Amistoso do Ceará em uma cidade que não identifiquei. Pré-temporada sob o comando do técnico Zanata. O Ceará sagrou-se campeão estadual naquele ano. Na foto, a partir da esquerda (em pé): Rafael, Djalma, Argeu, Alexandre, Caçapava e Bezerra. Na mesma ordem (agachados): Katinha, Anselmo, Assis Paraíba, Volney e Lira. Detalhe: hoje, Elcir Andrade Branco (o Katinha), mora em São José/Santa Catarina.
Adversário
O Altos do Piauí tem reconhecidas limitações. Até agora não ganhou de ninguém. Foi goleado pelo Bahia na rodada passada (3 x 0) na Fonte Nova. Tem três pontos, de três empates. Se o Fortaleza não ganhar do Altos no Castelão, pode ter certeza de que a pressão sobre o grupo tornar-se-á insuportável. Mas o Leão tem tudo para vencer.
De camarote
Quem vai tirar o melhor proveito desse jogo Fortaleza x Altos no Castelão é o técnico do Tiradentes, Danilo Augusto. Terá a oportunidade de estudar mais ainda o time do Fortaleza. E observem que o Tigre já venceu o Leão por 2 x 0, justo na estreia de Danilo. Agora a defesa tricolor estará mais atenta à movimentação de Itaitinga.
Diferença
Nesta reta final, o Ceará tem a seu favor a presença do atacante que faz a diferença, principalmente nas grandes decisões: Magno Alves. Ele sempre causa preocupação às defesas adversárias. O ex-técnico do Vozão, Dal Pozzo, começou a sequeimar quando no clássico diante do Leão tirou Magno. O Ceará perdeu o jogo e Dal Pozzo abriu ali a porta para a sua demissão.
E-mail. De Ernesto Ribeiro: "A mudança no regulamento da 1ª fase da Copa do Brasil já eliminou Ceará, Fortaleza, Náutico, Remo... Estão tirando times tradicionais que eliminavam os grandes. Por que a mudança na 1ª fase e não a partir da 2ª ou 3ª? É que os grandes na 1ª fase ainda estão em ajustes. Já os que enfrentaram Ceará, Fortaleza e Náutico tiveram tempo para se preparar. As mudanças trazem para Copa do Brasil os eliminados da Libertadores. Assim, só chegam à decisão times do Sul e Sudeste".