Lembro como se fosse hoje. Transmissão ao vivo pela TV Diário. Em Sobral a final do Campeonato Brasileiro da Série D 2010. Em campo, Guarany x América/AM. O Bugre foi campeão. Aí transformaram o Junco num palanque político. Autoridades estaduais e municipais em discursos tão intermináveis quanto oportunistas. Louvação à conquista, mas o objetivo era aproveitar os holofotes da mídia. Falsas declarações. Digo falsas porque naquele momento de triunfo todos estavam lá eloquentes. Hoje, com o Guarany na pior, rebaixado para a segunda divisão cearense, onde estão eles? Onde estão aqueles que fizeram discursos inflamados? Sumiram. Cadê as juras de amor? Calaram. Cadê a fidelidade ao clube? Evaporou-se. Cadê o apoio? Inexiste.
Em retirada
Quando o time está em alta, campeão, os bajuladores e aproveitadores logo se aproximam, principalmente pessoas que têm interesse de pegar carona política. Quando chegam as derrotas e o rebaixamento, parece navio afundando: os ratos são os primeiros a abandonar o navio. Ficaram poucos.
Lágrimas
Vi um verdadeiro torcedor do Guarany/S. Em lágrimas, após o rebaixamento, ele deu entrevista à TV Diário. Trata-se de Camilo Júnior. Triste, emocionado, lamentou a queda. Esse, sim, mostrou autêntico afeto pelo clube. E com o clube ficou até o final. Lutou. Foi fiel, leal, amigo. Ainda bem há pessoas boas assim.
Recordando
14 de novembro de 2010. Guarany de Sobral, campeão brasileiro da Série D. Comemoração no Estádio do Junco pela a conquista do título nacional, único de times cearenses, após vitória (4 x 1) sobre o América/AM. O Guarany foi campeão com Vantuir; Alberto, Tobias, Junior Alves e Clailsson; Ricardo Baiano, Carlos, Thiago Granja (Diones) e Bismarck; Danilo Pitbull (Léo Olinda) e Vanderlei (Jean). Técnico: Oliveira Canindé. Tempo de glória.
Tempos diversos
Ferroviário e Horizonte já se enfrentam no domingo dia 12. Terão menos tempo para os devidos ajustes: só mais três dias. Quem ganhou um recesso de 10 dias foi a dupla Uniclinic e Ceará. Umas “férias” para ajustar as linhas. Portanto, estes não terão motivos para posteriores pretextos e reclamações. Tempo os dois têm demais para treinar.
Importância
Na primeira partida da fase eliminatória, a disputa pela artilharia terá em campo dois centroavantes rápidos e oportunistas: Maxuell Maia da Silva (seis gols) pelo Ferroviário e Isac Felix da Silva (cinco gols) pelo Horizonte. No topo da artilharia estão Leilson, do Guarani/J, e Edson Cariús, do Uniclinic, ambos com oito gols.
Correção de rumo
Terceiro mandato. Responsabilidade triplicada. Mauro Carmélio presidente da FCF até 2021. Qual o legado dos dois primeiros mandatos? Que legado deixará deste terceiro mandato? Mauro tem de pensar nisso. A Série B 2016 foi uma vergonha. Foram desconfortáveis também os imbróglios no início da Série A 2017. Mauro precisa fazer uma correção de rumo.
Notas & notas. Será muito importante para o futebol cearense a subida do Icasa para a Série A 2017. Se o Verdão não subir, o certame ficará sem dois clubes que historicamente alcançaram a admiração e o respeito de todos os desportistas: Icasa e Guarani de Sobral. Para a retomada do Guarany será essencial a participação da valorosa crônica esportiva sobralense. O engajamento do povo de Sobral, mediante convocação pelos meios de comunicação, fará a diferença. Mãos à obra.