Tom Barros: Objetivo desfeito

O Ceará mirou o G 4. Imaginou possível ganhar do Inter. Objetivo desfeito em oito minutos. Aos 11, Pottker fez Inter 1 a 0. Aos 19, Nico López ampliou: 2 a 0. Duro golpe para o Ceará que ainda tomou bola na trave. Vozão sentiu o golpe. Esboçou reação em conclusões de Pedro Ken (duas vezes) e Rafael Carioca. Foi pouco. E ficou nisso. Inter senhor da fase inicial. No segundo tempo, administração de resultado. Ceará fez entrar Cafu e Lelê. Cresceu no jogo, mas não encontrou espaços para conclusões. O Inter armou perigosos contra-ataques e poderia ter ampliado: Cláudio Winck, sozinho na frente de Everson, perdeu a chance. Ganhou quem foi melhor. Quem fez a vantagem e soube segurá-la com competência.

Conhecidos

O Remo, que vem enfrentar o Fortaleza, tenta sair de sérios problemas. Perdeu para o Salgueiro e mudou de técnico. Assumiu Léo Goiano. Por isso mesmo merece mais atenção. No Remo dois velhos conhecidos: Pimentinha e Edgar. Quando no Sampaio, os dois complicaram a vida dos cearenses.

Dois jogos

O CSA tem a maior pontuação da Série C: líder, com 18 pontos, quatro pontos a mais que o Botafogo/PB, líder do outro grupo. Apesar de campanha tão convincente, tropeçou em casa, no Rei Pelé, na rodada passada. Não saiu do empate (0 x 0) com o Cuiabá. É nessa parte que a Série C se nivela.

Eles podem muito mais

UM

A partir da esquerda: o lateral-direito Felipe e o meio-campista Everton. Já vi os dois em dias de grande inspiração, dando show de bola. Vi Felipe no apoio pela extrema ou entrando na diagonal e marcando gols. Vi Everton criando jogadas com lançamentos curtos, longos, precisos e assinalando belos gols. Por que caíram de produção? Tema para Bonamigo.

Amigo do peito

Ribamar Bezerra, ex-presidente do Fortaleza e permanente colaborador do Leão, foi meu colega na TV Diário e na Verdinha, onde juntos cobrimos a Copa de 1998 na França. De surpresa, presenteou-me com o livro "Bellini - O primeiro Capitão Campeão". Tenho pelo querido Riba imensa estima. Velho amigo do peito.

Resposta

Na querida Sobral, nada de vindita contra o Sousa/PB ou contra seus torcedores pelo que houve no jogo de ida. Há desconfiança de que na Paraíba deram comida estragada ao elenco do Bugre, adoecendo quase todo o time. Daí a derrota. A vindita tem de ser na paz, no talento, na coragem, na garra, na dignidade.

Recordando

D

O zagueiro Aracati, do Calouros do Ar, foi destaque nos anos 1960 no futebol cearense. Era engraçado nas entrevistas. Dizia: "Time que tem Araca não perde". O famoso Didi dizia que "treino é treino e jogo é jogo". Aracati refutava: "Treino é treino, mas é jogo também. E não admito perder". Ele morreu faz alguns anos.

Saudade

No dia 12 de julho de 1990, há 27 anos, vítima de insuficiência respiratória, morria em Roma, Itália, o notável comentarista brasileiro João Saldanha. Contrariando recomendação médica, ele fora cobrir a Copa do Mundo para a Rede Manchete. Dias antes, deixara sua opinião contra o futebol defensivo: "Mais uma vez reafirmo: a Copa do Mundo é um torneio a curto prazo. Ele tem de ser jogado pra cabeça". (Colaboração de Airton Fontenele que tem em vídeo esse comentário do Saldanha).