Tom Barros: O perigoso Internacional

Os gaúchos dizem que o Internacional está em crise. Os torcedores depredaram o "Beira-Rio" após o empate com o Criciúma. Motivo: o Inter, que tem título mundial, deveria estar na Série A. Não está. No mínimo, deveria ser líder invicto da Série B. Não é. O Inter está atrás do Ceará. Tudo isso é verdade. Mas o Ceará não pode ver assim o seu adversário de hoje. Pelo contrário, entendo que este será um dos mais difíceis jogos do Ceará. O empate com o Criciúma (1 x 1) não refletiu o que houve em campo. O Internacional foi senhor do jogo. Nico López e Pottker perderam chances incríveis. E a chance que Brenner perdeu, sem goleiro, não tem explicação. É o Inter que marca em cima. O Inter é perigoso.

Alerta geral

No jogo aéreo, em cobranças de falta ou escanteio, toda atenção alvinegra com o zagueiro Klaus. É alto e cabeceia bem. Dele o gol de empate com o Criciúma. D'Alessandro jogou bem e criou boas jogadas com seus lançamentos. Não há ilusões. O Internacional deve ser respeitado mesmo.

Resposta

Se o Inter jogar em cima como quer seu treinador Guto Ferreira, a resposta alvinegra eficiente pode ser o contra-ataque rápido, mediante ligação com Ricardinho e seus lançamentos longos. Espaços para a velocidade de Roberto. Nesta parte, de grande valia a qualidade do passe de Magno Alves.

Recordando

Image-0-Artigo-2267325-1

20.06.2007. Assim se passaram dez anos... A partir da esquerda: técnico Marcos Aurélio Moreira e o volante César Belli num treino do Fortaleza no Pici. Marco Aurélio treinou Vitória, Figueirense, Ponte Preta, Cruzeiro e Palmeiras. César Augusto Belli Michelon jogou no Paris SG, Palmeiras e Corinthians. Está com 41 anos. Encerrou a carreira.

Compensação

A derrota do Fortaleza em São Luís foi amenizada pela derrota do Remo, em casa, para o Salgueiro e com o empate do CSA, em casa, diante do Cuiabá. Mas isso não pode servir de alento. Sim, houve a compensação. Provado que o nível está mesmo parelho. Entretanto, não há se trabalhar no tropeço dos concorrentes.

Algo mais

O Fortaleza precisa melhorar seu desempenho, máxime na peça ofensiva, visando a alcançar um "Algo Mais" que o fará superior ao nível dos concorrentes diretos. Não ponho dúvidas na classificação. Creio que o Leão tem bola para administrar sua permanência no G-4. O "Algo Mais" é para depois.

Espetáculo

Ouvi a narração do Gomes Farias na vitória do Ceará sobre o Figueirense. Sua voz metálica desafia o tempo. E ele continua cada vez mais criativo, usando as expressões populares. A mais nova é: "Cerca a moita que o preá tá de baixo". Gomes Farias é mesmo o locutor espetáculo do rádio brasileiro.

Notas & notas. O Remo tem Pimentinha e Tsunami. Tem Jackinha e Labarthe. Tropeçou em casa diante do Salgueiro. Mas nada de menosprezá-lo. /// A pontuação do Fortaleza (14), apesar de o Leão estar em terceiro lugar, é a mesma do Botafogo de Ribeirão Preto/SP (14 pontos), líder do Grupo B. E maior que a pontuação de todos os demais times do Grupo B: Ypiranga, São Bento de Sorocaba, Tupi/MG, Tombense, Volta Redonda, Macaé, Joinville, Bragantino e Mogi. Assim fica até difícil tirar conclusões.