No primeiro jogo fora de casa pela Copa do Nordeste o Ceará perdeu para o modesto Vitória da Conquista. Jogou mal. No segundo jogo, exceto três sustos nos minutos iniciais, acabou engolindo sem maiores esforços o Flamengo do Piauí (5 x 0). Hoje, no Castelão de São Luís, enfrentará o adversário teoricamente mais difícil do Grupo E: o líder e invicto Sampaio Corrêa. No time maranhense jogadores bem conhecidos da gente. Lá estão Genilson, Luís Otávio, Auremir, Arlindo Maracanã, Valfrido, Fernando Santos, Edgar, Pimentinha... E o técnico é Marcelo Chamusca, campeão cearense 2015 pelo Fortaleza. Apesar da ótima campanha na Copa do Nordeste, o Sampaio perdeu a liderança no Campeonato Maranhense, derrotado pelo Moto (2 x 1) na rodada passada.
Momentos
Nesta temporada 2016, gostei do Ceará no empate com o Flamengo/RJ (3 x 3) no Castelão. Não gostei nem um pouco do que vi em Ilhéus na derrota para o Vitória da Conquista, quando o alvinegro foi ora apático, ora omisso. Voltei a gostar de sua produção na goleada sobre o Flamengo do Piauí, principalmente no segundo tempo.
Vitória
Apesar de reconhecer no Sampaio um adversário muito difícil, entendo que o Ceará, embora enfrente os naturais obstáculos de jogar fora de casa, tem condições de surpreender e ganhar em São Luís, máxime se Baraka, João Marcos, Biteco, Alex e Bill estiverem inspirados. Será este, em competição oficial, o maior desafio alvinegro até aqui.
Recordando
Há 21 anos, no dia 22 de fevereiro de 1995, no Castelão em Fortaleza, a Seleção Brasileira goleou a Eslováquia por 5 a 0. No time Taffarel, Cafu, Aldair, Márcio Santos, Leandro e Branco. Bebeto, Juninho, Souza, Sávio e Dunga. Técnico Zagalo. Os gols do Brasil: Souza, Bebeto (2), Túlio e Márcio Santos. O público foi superior a 100 mil torcedores. (Colaboração de Fernanda Rocha, bibliotecária do departamento de pesquisa do Diário do Nordeste).
Veterano
Arlindo Maracanã está com 37 anos de idade. Como passou muitas vezes pelo futebol cearense, ficou a impressão de que ele teria bem mais idade. Há quem o chame de centenário Arlindo. Mas ele está firme no time do Chamusca e participou da vitória sobre o Flamengo/PI. Entrou no lugar de Valderrama. Grande Arlindo.
Equilíbrio
O Uniclinic está com jogadores muito bons como Guídio, Leanderson, Preto, Diogo, Enercino e Jeorge. Certamente dará ainda muito trabalho aos próximos adversários. Aliás, muito salutar mesmo a forte presença dessa equipe média para equilibrar e dar graça ao certame estadual. Ótimo também ver o crescimento do Guarany de Sobral.
Cearense brilha
O bom preparo físico do Sampaio Corrêa é resultado do elevado nível de trabalho desenvolvido pelo cearense Roger Gouveia, que foi levado para São Luís pelo técnico Marcelo Chamusca. Roger é um dos mais destacados profissionais do Nordeste. Firmou-se no Fortaleza, mas também já havia realizado convincente trabalho no time do Maranguape.
A maior goleada. Dez a zero. Desmoralizante. Humilhante. Sim, mas foi na Série B cearense. O Ferroviário triturou o coitado Campo Grande de Juazeiro. Pior, muito pior, foi ver o Brasil tomar de 7 a 1 da Alemanha em plena Copa do Mundo. E aqui mesmo no Brasil, sob as barbas do Filipão. A Alemanha não enfiou 10 a 1 porque teve comiseração. O técnico Joachim Low e seus jogadores resolveram dosar e assim não elevaram tanto o placar, mormente quando notaram que o Brasil estava aparvalhado em campo. Faz parte.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn