Tom Barros: O inventor do lance

Antes de Pelé tentar marcar um gol, chutando do campo de defesa do Brasil, visando a surpreender o goleiro da então Tchecoslováquia, Victor, que estava adiantado, jamais o mundo havia visto antes algo igual. Depois que Pelé tentou, muitos outros jogadores passaram a tentar a marcação do gol que o "Rei" não marcara. Hoje se tornou comum, mas o iniciador foi Pelé. Velha história do "Ovo de Colombo". Depois que Cristóvão Colombo, com uma batida numa das extremidades do ovo o pôs de pé, todo mundo achou fácil. Virou coisa simples. Daí o valor que se deve dar ao pioneiro, o iniciador. Ele simplifica situações onde a inteligência comum só alcança depois que alguém genial se manifesta. O gol de Luís Carlos ainda é resultado da tentativa de Pelé em 1970.

Crédito

Lembrar Pelé a cada gol que aconteça assim, como o de Luis Carlos, que chutou quase da linha divisória, é obrigação de se dar crédito a quem pensou primeiro, a quem antecipou-se na percepção de que seria possível assinalar tal tipo de gol. É dar crédito ao "Craque Café" como no dizer do grande narrador Geraldo José de Almeida.

Diferença

Quero apenas chamar atenção para um detalhe. Na tentativa de Pelé em 1970, ele estava no círculo central, mas ainda no campo de defesa do Brasil. Portanto, mais distante que os demais que tentaram e mais dos os que conseguiram a marcação de gol assim. Mais genial a percepção de Pelé porque mais longe do gol. Por isso os aplausos do mundo.

Recordando

O atacante cearense Santos (José Ribamar Nogueira dos Santos) morreu em fevereiro passado. Ele foi bicampeão no Piauí pelo Tiradentes 1974/75 e bi pelo River 1977/78. Brilhou no Flamengo/PI e Parnahyba. Foto do Tiradentes de 1974, a partir da esquerda (em pé): Toinho, Gilson, Ronaldo, Almir, Célio Rodrigues e Bitonho. Na mesma ordem: Sima, Maranhão, Miltão, Assis Paraíba e Santos. (Acervo de Severino Filho).

Mérito

Luís Carlos, atacante do Guarany, fez o golaço que entrou para a história do PV. Merece uma placa. Mas nesse gol que marcou, Luís Carlos já estava no campo de ataque, embora ainda dentro do círculo central. Isso não reduz o mérito de Luís que percebeu a desatenção do goleiro do Ceará, Everson, e mandou o torpedo que resultou no gol.

Semelhante

Em 1993, Cláudio Adão, então no Ceará, fez um golaço num jogo diante do Ferroviário. Esse gol foi bem semelhante ao que Luís Carlos marcou domingo pelo Guarany. Adão também estava ainda no círculo central, mas já no campo de ataque. Tudo muito parecido com o gol de Luís Carlos. Adão foi homenageado na época.

Golaço

Copa do Mundo de 2002, dia 21 de junho, Estádio Shizuoka Ecopa no Japão, o Brasil ganhou da Inglaterra por 2 a 1. O gol da vitória, marcado por Ronaldinho Gaúcho, foi incrível. Aos quatro minutos da fase final, ele bateu uma falta de muito longe, quase na linha lateral. Encobriu o goleiro Seaman que estava adiantado. Houve algo também semelhante ao gol do Luís Carlos.

O ovo. Apontar soluções fáceis ao que parece impossível gera polêmica. Há controvérsias sobre o episódio do Ovo de Colombo, no qual nenhum dos presentes conseguiu colocar um ovo de pé, antes que ele, amassando uma das extremidades do ovo, mostrasse assim ser possível. Há historiadores que afirmam não ter sido Colombo o criador do truque do ovo, mas sim o arquiteto italiano Filippo Brunelleschi, anos antes. Já na lance de Pelé não há controvérsias nem contestações: é criação de Pelé mesmo.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn