Tom Barros: 'o Ceará não cai'

A frase de Renato Gaúcho, após a vitória do Grêmio sobre o Ceará (3 x 2), repercutiu. Por que Renato, um dos melhores técnicos da atualidade, faria colocação tão incisiva assim? Para agradar? Não. Renato não precisa disso. Falou pelo que viu. Falou pelas dificuldade que encontrou, duas vezes atrás no placar. Cronistas do Sportv também opinaram. Não disseram o que Renato disse, mas afirmaram que o bom futebol do Ceará não merecia estar na zona baixa. Os resultados do Ceará diante de times grandes foram a base dessas declarações. Quem ganha do Flamengo no Maracanã, empata com o Vasco em São Januário e ganha do Corinthians e do Fluminense em Fortaleza deveria, sim, ocupar uma posição muito melhor.

Colocação

Ainda não é possível afirmar com certeza que o Ceará não cai. Pode cair. Mas tem futebol para não cair. Foi exatamente isso que levou Renato a pronunciar a frase "o Ceará não cai". Mas, como há as armadilhas no futebol (bola marota, erro da arbitragem, dia do azar), olho vivo. Ainda assim, aposto no êxito do Vozão.

O visitante

A Chapecoense vive o mesmo drama do Ceará. Ganhou do Inter, animou. Perdeu para o Fluminense, voltou ao sacrifício. Tem padrão semelhante ao do Ceará. As circunstâncias desse jogo são bem parecidas com as do jogo diante do Vitória. O Ceará em casa, por seus objetivos, não pode sequer empatar.

Recordando

Image-0-Artigo-2458578-1

30.08.1970. Primeiro jogo Icasa x Guarani no Romeirão. O presidente da FCF, general Aldenor Maia, dá o pontapé inicial. A partir da esquerda: Dequinha, Cirineu, Val, Zé Maria, Dote (encoberto) Edmilson, Zé Antonio, general Aldenor, Pibo, Louro e Zé Quinto. Arquivo de Ednaldo Dantas Ribeiro. Foto Souza. Colaboração: Wilton Bezerra.

Sair da zona

Há condições de o Ceará já sair da zona nesta rodada. Basta ganhar da Chape e torcer por uma derrota do Bahia ou do Vitória ou do Vasco. Se um desses três perder e o Ceará ganhar, o Vozão sairá da zona maldita. Portanto há clara interdependência de resultados. Missão primeira: ganhar da Chapecoense

Comparação

O Vitória tem o desafio mais difícil, pois enfrenta o Inter no Beira-Rio. A missão do Bahia também é complicada: pega o Flamengo. Mas o Bahia tem a vantagem de jogar em casa. O Vasco, apesar de seu jogo ser no Durival de Brito, teoricamente tem o jogo menos complicado: enfrenta o lanterna Paraná.

Segurança

Houve um tempo em que o zagueiro Valdo tomou conta da defesa do Ceará. Depois andou oscilando e perdeu a posição. Amanhã, em razão da punição (terceiro cartão amarelo) imposta a Tiago Alves, Valdo volta ao time titular. Não há motivo para preocupação. Ele já fez boas partidas ao lado de Luís Otávio.

Notas & notas. O Fortaleza folga no fim de semana. Jogará apenas no dia 5 de outubro, sexta-feira, em Pelotas. Enfrentará o Brasil. Há tempo disponível para colocar tudo em ordem. Quero crer que até lá Marcelo Boeck e Tinga já estejam no ponto para voltar. A propósito, a entrada do jovem goleiro Max, após a contusão de Boeck no jogo anterior, trouxe um resultado altamente positivo: Max provou que está pronto para outras intervenções. É sereno, muito sereno. Isso na função de goleiro é fundamental.