Juninho e Wescley são bons jogadores. Disso todo mundo sabe, até mesmo pelo histórico de ambos. No Ceara, porém, ainda estão em débito porque podem render muito mais do que renderam nas participações recentes. Com os problemas físicos de Ricardinho e Pedro Ken, abre-se o momento ideal para que Juninho e Wescley ganhem ritmo mais intenso, já pela continuidade no time principal. Hoje, em Curitiba, um momento excepcional para definição: o devido ajuste nos sistemas que o técnico Marcelo Chamusca usa. Quem fica mais, quem sobe mais. Claro que Wescley é mais agudo, inclinado a romper as defesas conduzindo a bola. De Juninho há que se esperar como se adequará melhor. Boa sorte.
Após a Ilha
Hoje no PV o Ferroviário recebe o Vila Nova pela Copa do Brasil. Ferrão embalado pelo épico feito em Recife. O Vila também vem de algo parecido: após estar perdendo por 2 a 0 para o Joinville no Serra Dourada, reagiu, empatou (2 x 2) e ganhou nos pênaltis. Fatos assim são raros. Hoje é uma outra história.
Modelo ofensivo
Ceará e Ferroviário chegam à terceira fase da Copa do Brasil. Não existe mais o gol com peso dois na casa do adversário em caso de empate em pontos, mas o primeiro critério para definição em igualdade de pontos é o saldo de gols. Portanto, ter proposta ofensiva em momentos será uma necessidade.
Recordando
2008. A partir da esquerda: Kleber Lavor e Zacarias Silva, dirigentes do Icasa quando do desembarque do Verdão que veio decidir o título com o Fortaleza. Agora dez anos depois, Kleber integra o projeto do Floresta, que faz boa campanha no Campeonato Cearense deste ano. Zacarias Silva permanece em Juazeiro, mas distante do futebol.
Sem risco
Time principal do Fortaleza amanhã diante do Iguatu. Na primeira fase do certame cearense, o Fortaleza, de virada, ganhou do Iguatu no Castelão (3 x 1), tendo Léo Natel como destaque do jogo com duas assistências e um gol. O Fortaleza é teoricamente o favorito. Desta vez Ceni não assumirá riscos.
Limitações
Iguatu tem bons e experientes jogadores como Albano, Michel, Elves, Elanardo, Otacílio Marcos, Otacílio Neto e Canga. Mas, se quiser alcançar melhor resultado, terá de buscar muito mais que na partida anterior contra o Fortaleza. Iguatu ficou atrás, tentando contra-ataques com Otacílio Marcos e Canga.
Só agora
Edson Cariús só agora com 29 anos vem chamando atenção pelo faro de gol que possui. Mesmo jogando em times modestos, sempre se destacou como goleador. Tem sido assim desde 2012, há seis anos, quando começou no Iguatu. Depois no Barbalha, Quixadá, Coruripe, Sousa, Alto Santo Uniclinic e Floresta.
Talento. O juiz de Direito, José Josival da Silva, após aposentar-se da Magistratura, passou a comentar futebol, sua paixão. Daí escreveu o livro "Futebol - Filosofia e Poesia". Com muita sensibilidade, aborda temas variados. Dele estas colocações: "Futebol e Filosofia são como rios caudalosos. Quem nada bem, folga. Quem nada nada, se afoga". Diz mais: "De futebol entendem: muito, poucos; pouco, muitos; nada, todos". Contos e contos, sob ângulos diversos. Parabéns. Enriqueceu a literatura esportiva.