Tom Barros: novas alternativas

Hoje, diante do CSA, nova avaliação sobre o momento do Fortaleza. Ouvi análises do técnico Ceni e do meia Marlon. Explicações plausíveis pela transição que vive o grupo. Noto que até mesmo gente abalizada da crônica comete equívoco de percepção ao analisar a queda de produção do Fortaleza. Não está sendo o desgaste decorrente de um campeonato de longa duração, pois até agora o Leão só participou de 15 rodadas. Nada, pois, que o leve à exaustão. O que complicou foi a saída do trio que significava garantia de ótimo potencial ofensivo. A perda desse segmento quebrou a autoconfiança do grupo. E sobrecarregou os demais setores. Novas alternativas serão testadas. A busca de soluções continua com bola rolando logo mais.

É comum

Oscilação acontece com todas as equipes. O problema é não deixar que a oscilação amiúde, transformando-se em crise definitiva. No caso do Fortaleza, tudo a ver com a competência na hora contratar os substitutos ou recuperar os lesionados. Agilidade para estabilizar novamente o grupo.

Choque

O que espantou a torcida do Fortaleza foi ver o arrasador time das rodadas iniciais transformar-se num time comum, inclusive perdendo em casa para o Oeste e para o Atlético de Goiânia. Essas duas derrotas foram as que mais incomodaram porque reveladoras das vulnerabilidades tricolores.

Recordando

Image-0-Artigo-2428651-1

Década de 1990. O então prefeito de Fortaleza, Antonio Cambraia (E), quando do descerramento da placa alusiva à reforma do Estádio Presidente Vargas. À direita o saudoso Fares Lopes, que foi administrador do PV, presidente da FADEC, presidente do Fortaleza e presidente da FCF. Fares morreu no dia 19 de dezembro de 2004.

Sequência

A vitória do Ceará sobre o Sport (1 x 0) produziu um efeito psicológico muito bom. O time quebrou o complexo de inferioridade que o tornava cada vez mais vulnerável, na medida em que os insucessos aconteciam. Mas tem de aproveitar esse efeito para encaixar uma sequência de vitórias.

Continuidade

Somente com vitórias consecutivas o Ceará consolidará a reação esperada, retomando a autoconfiança para encarar os desafios maiores. Será preciso ganhar também de times de ponta do futebol brasileiro. O primeiro da fila será o Internacional-RS, segunda-feira, no Beira-Rio. Tem de acreditar.

Show aéreo

Amanhã, sábado, a partir das 16 horas, fortalezenses de olhos fixos nos céus do Aterro da Praia de Iracema para um dos mais arrojados shows aéreos do mundo, ou seja, a exibição da Esquadrilha da Fumaça. O Cmte da Esquadrilha, Ten Cel Av Marcelo Oliveira da Silva, possui cerca de 4.300 horas de voo. Imperdível.

Notas & Notas. Fábio Gomes, fisioterapeuta do Fortaleza, aniversariou ontem. Foi alvo de justas homenagens. A reconhecida competência profissional do Fábio tem sido importante para a excelência do trabalho desenvolvido pelo setor de saúde do Leão. Parabéns. /// Pesquisador Airton Fontenele lembra que o Dia Nacional do Futebol, ontem comemorado, marca também início da carreira de Garrincha, que nesse dia pelo Botafogo marcou três gols na vitória (6 x 3) do Bota sobre o Bonsucesso.