Tom Barros: Notável diferença

Legenda: Recordando: 26 de janeiro de 2006. Faz dez anos que essa foto foi batida. Helinho, atacante do Ceará. Esse atleta nasceu em Aracati/CE, mas começou no Pauferrence/RN. Antes de vir para o Ceará, atuou pelo América/RN e Botafogo/PB. Após sair do Vozão jogou no Atlético Goianiense, CSA/AL, Potiguar/TN, Alecrim/RN, Baraúnas/RN, Santa Cruz/PB e Palmeira de Goianinha. Está com 41 anos. Encerrou a carreira em 2013.

O Fortaleza vive ótimo momento. Hoje pega o Icasa no Romeirão. Há grande diferença entre a situação das duas equipes. O Fortaleza é exemplo positivo de organização. O Icasa é exemplo negativo de desorganização. O tricolor tem obrigações salariais em dia. O Icasa, mais uma vez, passa por dificuldades financeiras para cumprir essa parte. O Fortaleza é um time em ascensão. O Icasa é um time confuso dentro e fora de campo. O Fortaleza tem o poder de conduzir o seu próprio destino. O Icasa entregou nas mãos de terceiros (empresa paulista ED10) o gerenciamento do seu departamento de futebol. Por tudo isso teoricamente todas as vantagens estão de um lado só: o do Fortaleza. Se houver superação do Icasa, será a primeira surpresa do atual certame.

Aperto

Na estreia do Icasa diante do Maranguape, o Verdão passou por dificuldades. Abriu 2 a 0, mas cedeu na fase final. Tomou o empate (2 x 2) e por pouco não sofreu a virada. Aliás, a virada só não aconteceu porque o goleiro Dida operou verdadeiros milagres com defesas espetaculares. Uma delas a mais bonita do certame até aqui.

Folga

O Fortaleza ganhou do Maranguape (3 x 0) num amistoso preparatório. Ganhou duas vezes (3 x 0 aqui e 2 x 0 no Junco) do Guarany/S pela Taça dos Campeões. Ganhou do Itapipoca (3 a 0) no Estádio do Junco, em Sobral. Marcou 11 gols e não sofreu nenhum. Está com Elias e Daniel Sobralense numa fase muito boa.

Favorito

O Ceará, pela estrutura e elenco, tem amplas condições de superar o Guarani/J esta noite no PV. O jogo é mais cedo (19 horas). Embora, por uma situação emergencial, esteja com quatro volantes na meia-cancha, a postura alvinegra é ofensiva. Foi o que se viu na estreia do Vozão. Fato bem analisado pelo volante Baraka.

Ousado

No encerramento da pré-temporada, o Guarani ganhou do Paraíba (0 x 1) em Cajazeiras. Isso animou o técnico Edson Leivinha, que tem no elenco atletas conhecidos como o zagueiro Afonso, o meia Adenilson e os atacantes Jacaré e Philco. Na entrevista à TV Diário, Leivinha foi ousado. Disse que vai buscar o resultado. Não vai ficar atrás.

Ausência

Ainda lutando para firmar-se no ataque do Ceará, Siloé perde a chance de jogar hoje por ter sido expulso na partida anterior. Diante da concorrência de tantos atacantes, ele tem de buscar espaços. Envolver-se nas brigas no jogo com o Tiradentes foi um erro seu. Compreendi a solidariedade, mas poderia ter deixado isso para outros companheiros menos visados.

Notas & notas

Mais uma vez a querida cidade de Sobral cede seu estádio para que dois times, integrantes do bloco dos "sem-estádio", possam atuar e cumprir suas obrigações: Itapipoca e Maranguape. Cadê o Estádio Moraisão? Cadê o estádio Perilo Teixeira? É assim o futebol cearense. Os times do interior e da região metropolitana sobrevivem. E só Deus sabe como. Aos sobralenses, pela cedência do palco esportivo, mais uma vez o agradecimento do que fazem o futebol cearense.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros