Hoje, a equipe esportiva da Rádio Verdes Mares segue para a Rússia. Antero Neto, Kaio Cézar, Daniel Rocha, Mário Kempes e Altenir Mossoró têm a elevada missão profissional de cobrir o mais importante evento de futebol do planeta. A Verdinha-810 mantém a tradição de presença desde a Copa de 1978 na Argentina, quando o narrador-espetáculo do rádio brasileiro, Gomes Farias, e comandados realizaram belo trabalho. Desde então, a Verdinha foi inserida no rol das mais importantes emissoras do mundo, sendo a única do Ceará com direito de transmissão adquirido. É o privilégio de, com voz cearense e o especial jeito cearense de ser, traduzir na nossa competente linguagem tudo o que vai ocorrer na Velha Rússia.
Internacional
Deus me deu a felicidade de cobrir quatro Copas do Mundo no exterior: Itália (1990), EUA (1994), França (1998) e Alemanha (2006). É algo indescritível pelo nível, pelos valores, pelas descobertas, pela feliz mistura dos povos, cada um com sua cultura, seus credos e manifestações. Sorrisos e lágrimas, vitórias e derrotas.
Aprendizado
Na Copa, máxime para quem nela está ao vivo, fica a impressão de que o mundo pode ser feliz. Um mundo de sonhos, de confraternização, de respeito e lealdade entre as nações. Aos companheiros que viajam hoje, meu desejo de êxito total. Que Deus os proteja e que saibam vivenciar bem esse momento único, incomparável.
Recordando
2006. Copa da Alemanha. Em Munique o então presidente da FIFA, Joseph Blatter, recebe o abraço do Altenir Mossoró, operador da Verdinha, com quem fizera amizade na Copa da França. Altenir, com sua simpatia, a todos ganha no IBC. Não será surpresa se agora ele conseguir ser fotografado ao lado de Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Serenidade
Notei preocupação maior com a queda de desempenho do Fortaleza no segundo tempo em Goiânia. Mas queda assim é normal. Não conheço nenhuma equipe que tenha mantido a mesma intensidade em todos os jogos de um certame de longa duração. Ao Fortaleza cabe não perder a serenidade.
Marcação
Outro fator importante é saber que os adversários do Fortaleza, daqui para frente, terão mais atenção no estudo do modelo do Leão e suas derivações. Claro que já estão estudando as alternativas usadas por Rogério Ceni. Daí a ampliação do repertório ter significado maior para evitar a repetição.
Em três jogos
Lisca estreou bem no Ceará. Melhorou o time com relação ao jogo anterior e até teve chances de ganhar do Botafogo no Rio. Ele pediu paciência à torcida pelos próximos três jogos, tempo que entende suficiente para ter uma resposta melhor. Se houver a primeira vitória dentro do prazo, ganhará fôlego. Queira Deus.
Notas & notas
Muito sentida a ausência de Wescley no time do Ceará. Quando o Botafogo abriu espaço, só lembrei dele na hora em que o Ceará tentou armar os contra-ataques. /// Douglas Coutinho está tento chances. E deve aproveitá-las com boa produção. Na época de Chamusca, Coutinho reclamou porque mínimas as oportunidades que tivera. /// Costumo dizer que o jogador se escala na medida em que apresenta melhor qualidade, mormente quando chega técnico novo. Está aí o Lisca...