Na luta para chegar ao G-4, nesta reta final, o Ceará tem à frente Londrina, CRB, Náutico e Avaí. Como ultrapassar esses times todos? Que terá de ser feito até a 38ª rodada? Primeiro, o Ceará terá de vencer os três jogos que lhe restam, ou seja, ganhar do Vila Nova (10º), do Paraná (15º) e do Vasco da Gama (3º). Depois, torcer por tropeços desses concorrentes. O Londrina enfrentará o Sampaio (lanterna), Avaí (4º) e Bragantino (18º). O CRB enfrentará o Paysandu (13º), Brasil (11º) e Luverdense (9º). O Náutico enfrentará o Avaí (4º), Londrina (7º) e Bragantino (18º). E o Avaí enfrentará o Náutico (5º), Londrina (7º) e Brasil (11º). Só mesmo uma incrível combinação de resultados permitirá ao Vozão chegar lá. Mas a matemática ainda permite alimentar sonhos. Façam as contas.
Direto
Dependendo dos resultados, o Ceará poderá ter confronto direto pela última vaga contra o Vasco na rodada final em São Januário. Dependerá de combinações de resultados e do que Vasco fizer diante do Bragantino (18º) em Bragança/SP e do Criciúma (12º) em Criciúma. Pode ser que o Vasco inda não esteja garantido na rodada final.
Caprichos
Assim ao Ceará não adianta mais fazer conjeturas sobre os concorrentes. O Vozão terá de buscar seus resultados e esperar até que ponto lhe bafejará a sorte. Em todo tipo de jogo, a sorte é um componente que, não raro, sem influência das ações humanas, muda o rumo das coisas. Todos sujeitos aos caprichos dos destinos, pois.
Recordando
Década de 1970. A partir da esquerda: o zagueiro Lineu e o atacante Oliveira Piauí num treino do Ceará Sporting Club. Faz muitos anos não tenho notícias de Lineu. Quanto a Oliveira Piauí, morreu em abril de 1982, quando jogava pela Catanduvense/SP. Ele estava com apenas 27 anos de idade; Foi vítima de ataque cardíaco. Aqui ele brilhou no Ferroviário em 1977. No ano seguinte, foi tetracampeão cearense pelo Ceará. (Colaboração de Elcias Ferreira).
Regularidade
Felipe Menezes, apesar de oscilações, tem futebol acima da média observada em Porangabuçu. Distribui muito bem e é preciso nos passes. Não raro coloca os companheiros na cara do gol. Se tivesse chegado ao Ceará um pouco antes, certamente poderia ter evitado o calvário que agora o time está passando. Precisa apenas ser mais regular.
Cura
Aos médicos Marco Túlio, Russen Conrado e Karla Linhares minha gratidão pelo carinho com que cuidaram do repórter Victor Hannover nos procedimentos cirúrgicos que foram necessários para garantir-lhe plena saúde. Três competentes profissionais da saúde, muito humanos. Agradeço a Deus pela cura imediata.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn