O primeiro jogo da fase final do Campeonato Cearense 2016, Fortaleza 4 x 1 Uniclinic, foi rico de gols, mas pobre de público, pobre de ornamentação. Em tempo de decisão nunca vi o PV assim. E olhem que acompanho decisões ali desde o longínquo 1957.V. Dirão talvez que não era o jogo decisivo, pois haverá a segunda partida. Verdade. Mesmo assim o público ficou muito aquém do esperado. Há alguns anos, em tempo de decisão PV superlotava. Torcedores ficavam até nas mangueiras e nas torres de iluminação. Agora querem justificar a ausência, alegando que houve transmissão ao vivo pela TV, os preços estavam salgados e que a crise econômica atingiu todos os bolsos. Na minha opinião, nada justifica público tão reduzido. É preocupante mesmo.
Olho na vaga
O técnico do Ferroviário, Fernando Filho, animou-se. O Ferrão enfrentará o Nova Russas (jogo da quinta rodada), Barbalha, Maracanã, Itapajé, Floresta e Horizonte. Ora, Nova Russas, Barbalha e Itapajé cumprem pífia campanha. Maracanã oscila. Pedreira mesmo só Floresta e Horizonte. Ferrão, vice-líder, tem tudo para voltar à Série A cearense.
Recordando
Década de 1960. Meu Deus, privilegiados os que tiveram a oportunidade de ver tantos "deuses" juntos. A partir da esquerda: Garrincha, Zito, Nilton Santos, Pelé, Zagalo, Pepe e Didi. Foi num clássico entre Botafogo e Santos, quando esses dois rimes eram os melhores do país. Desse grupo estão vivos Pelé, Zagalo e Pepe. Detalhes: Pelé está com 75 anos de idade. Zagalo está com 84 anos. Pepe está com 81 anos. Uma geração ouro puro.
Indagação
O verdadeiro torcedor, em jogos decisivos, quer ser partícipe do espetáculo. Não quer ficar na frente de um telão a quilômetros do local do jogo. Por isso, sabendo da paixão da torcida do Fortaleza, considerei muito estranha a ausência da massa. Ora, público daquele já houve até em simples treino do time no Estádio Alcides Santos no Pici.
Circunstâncias
A ausência significativa da torcida do Leão teria sido pela grande vantagem que a equipe tricolor tinha sobre o Uniclinic? E agora que a vantagem foi ampliada muito mais ainda? Como será a festa no Castelão, caso o Leão confirme o título? Não quero acreditar que deixarão o Castelão pobre de público e de ornamentação como foi no PV. Será triste.
Tempo de espera
Opinar sobre o Ceará ainda está difícil. Como escrever sobre um time em formação? Como analisar jogadores que chegam? Como criticar se ainda não os vi em ação? Aliás, para ser justo, não há como criticar apenas por uma partida. Há que se oferecer tempo para as devidas adaptações. Questão de coerência. Nada de precipitações.
Momento
A pergunta que mais ouvi nos últimos dias: com esse elenco, dá para o Ceará ascender á Série A? Não é possível responder ainda. Há primeiro que se observar a qualidade dos concorrentes. Então, só após algumas rodadas é que se terá uma ideia do nível dos competidores. Mas creio que não será tão diferente do que houve no ano passado.
Notas & notas. Exemplo de recuperação é o Santa Cruz de Recife. Não faz muito, padecia nas Série D, C e B. Hoje está na elite, Série A nacional. Além disso ganhou a Copa do Nordeste. Lição que o Fortaleza pode absorver para seguir o mesmo caminho do Tricolor do Arruda. /// Vi o primeiro jogo na decisão carioca, Vasco 1 x 0 Botafogo. O Maracanã pobre de público e de ornamentação. Aliás, volto a dizer: a reforma do Maracanã foi um crime contra o patrimônio histórico nacional.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn