Tom Barros: Não é possível

Não quero crer que o Fortaleza repetirá contra o Moto, sábado próximo, apresentação tão medíocre quanto a que fez em Aracaju. Se passarem o vídeo desse jogo para o grupo tricolor, certamente todos ficarão envergonhados do papelão. Já vi boas partidas de Jefferson,

Edimar, Ligger, Rodrigo Mancha, Pablo, Leandro Lima, Hiago e Lúcio Flávio. Nada de extraordinário, mas nada de tão ordinário também. Um time com limitações e lampejos, nunca todo apagado como na derrota passada. Em momentos eventuais anteriores, o Fortaleza até animou. Mas depois trouxe de volta o desânimo. Agora, para o jogo final da fase classificatória, espera-se que tenha pelo menos brio, vontade, respeito, dignidade.

Titulares

O retorno dos alas Felipe e Bruno Melo dará ao Leão melhor apoio ao ataque pelas extremas. A volta de Uchoa melhorará o combate na frente da área. E fazer outra vez Mancha, de improvisado a titular na zaga. Mais um vez colocar Adenilson na meia. Creio assim melhor que a confusa formação do jogo passado.

Simplificação

Fazer valer o exposto no tópico ao lado não representa reconhecer que o ex-técnico Paulo Bonamigo tenha tido suas razões nas montagens que fez. A rigor, representa a simplificação, pois a exiguidade de tempo não permitiu ainda que Antonio Carlos Zago dê ao grupo o modelo que gostaria e que considera ideal.

Recordando

Fernando Lombardi

6 de setembro de 2007. Assim se passaram exatamente dez anos... O zagueiro do Ceará, Fernando Lombardi dá orientações aos companheiros. Hoje, dez anos depois, ele atua pelo Paysandu de Belém. Antes defendeu Vila Nova, Mogi Mirim e Cuiabá, dentre outros. Natural de Curitiba, Fernando Lombardi está com 35 anos de idade.

Extremos

Feliz o time que tem Arthur e Magno Alves. Privilégio de um banco enriquecido pela esperança de um jovem e pela maturidade de um veterano. Não um veterano qualquer, mas um veterano com a qualidade do Magnata. Sábio o técnico que descobre o momento ideal de utilizá-los.

O lugar

O volante do Ceará, Raul, pegou um banco. A meu juízo, de forma injusta. Mas tudo bem. Qual o jogador que um dia não foi esbarrar no banco? Até o Rei Pelé experimentou situação assim. Importante é o jovem Raul não se deixar abalar. Ele tem valor, bom futebol, é voluntarioso. A vida cuida de deixar tudo no devido lugar.

Na dele

Entra treinador, sai treinador. O tempo passa, mas Tiago Cametá se mantém firme. Já perdeu a posição. Foi banco. De repente, lá está de volta. Tem qualidades que merecem menção especial: entrega-se de corpo e alma à causa, sabe aceitar e compreender as críticas e procura aperfeiçoar seu futebol. Isso é bom.

Notas & notas. A Alemanha continua arrasadora. Em Stuttgart aplicou 6 a 0 na Noruega. Teimosa lembrança dos 7 a 1... /// Lewis Hamilton atual líder do Mundial de Fórmula 1 e tri mundial (2008, 2014,2015) é piloto brilhante. Mas, na minha opinião, ninguém na Fórmula 1 foi mais perfeito que o escocês Jim Clark, que morreu em 1968. Um gênio. /// A tenista russa Maria Sharapova voltou em grande estilo a um Grand Slam. Pode não ser a melhor, mas ninguém como esta russa é tão bela, encantadora.