Na trajetória do Fortaleza vejo motivos para preocupações, não para desespero. Meus amigos, o Leão é líder. A rigor, desespero cabe aos que estão na zona de rebaixamento como Brasil de Pelotas, Criciúma, Sampaio Corrêa e Boa Esporte. Ao Fortaleza cabe a advertência, sinal de alerta, pela ausência de vitória em quatro jogos. Aliás, no empate com o Avaí, há que se reconhecer também os méritos do goleiro Aranha que pegou muito. É claro que a perda da vantajosa margem de pontos gera naturais inquietações. A aproximação do Vila Nova, Atlético-GO e Coritiba também pede atenção maior. Entretanto, considero sob controle a situação tricolor. E não poderia ser diferente para um time que é líder.
Relativo
Com relação ao jejum de gols do ataque do Fortaleza, há que se refletir sobre o assunto. Quanto mais pressão, mais inibidos os atacantes. Tudo é relativo. Dizem que o jejum de gols de Gabriel Jesus eliminou da Copa a Seleção Brasileira. Sim, mas, mesmo com o jejum de gols de Giroud, a França foi campeã da Copa.
Vitória
Para acalmar a torcida e dar ao time mais confiança é preciso uma sequência de vitórias do Fortaleza. Claro que essa é a opinião geral. Tudo bem. Mas não pensem que os concorrentes também não passarão por oscilações. Nos certames de longa duração, isso é comum. Hoje o Fortaleza, amanhã outros concorrentes...
Recordando
24 de julho de 2008. Assim se passaram dez anos... A partir da esquerda, Dezinho e Fabrício, jogadores do Ceará. Dezinho Dias dos Santos está com 39 anos. Já encerrou a carreira. Em 2011 jogou no Fortaleza. Fabrício Manini está com 37 anos. Não sei se já encerrou a carreira. Em 2015 jogou no Botafogo da Paraíba.
Novas opções
O objetivo de Lisca agora é encontrar um meio de o time chegar ao ataque e criar chances de finalização. Na parte defensiva alcançou produção eficiente. Mas de nada adiantará se não encontrar transição rápida e positiva, além de reduzir o número passes errados. É o desafio. Agora é aguardar Cardona e Juninho Quixadá.
Estádio
A preferência por este ou aquele estádio depende das circunstâncias. No caso do Ceará, optou pelo PV, tipo “alçapão”. Houve quem criticasse. Ora, o Goiás está fazendo a mesma coisa. Optou pelo Estádio Pedro Ludovico (Olímpico), deixando de lado o Serra Dourada. Cada um sabe onde lhe aperta o sapato.
Confiança
O desempenho do atacante do Fortaleza, Marcinho, diante do Avaí, foi merecedor de todos os elogios. Dribles curtos, jogadas em velocidades e conclusões conscientes. Passou a impressão de que pode perfeitamente tornar outra vez agudo o poder ofensivo tricolor, máxime pela esquerda. Muito bom.
Notas & notas
No fim de semana que passou, o atleta cearense da AABB Fortaleza, Edvelton Xavier, foi destaque da Seleção Brasileira Universitária de Tênis de Mesa: sagrou-se campeão das Américas numa competição disputada em São Paulo. Parabéns. /// A defesa do Ceará deve ficar atenta à movimentação do centroavante Pedro, do Fluminense. Ele é exímio finalizador e, no momento, experimenta fase excepcional. Claro, atenção no ataque visitante como um todo, mas especialmente nesse atleta.