Fortaleza em alta. A repercussão da vitória sobre o Flamengo ganha maior reverberação e dá ao clube a confiança necessária para superar o desafio maior, ou seja, matar o terrível "mata-mata" da Série C. Ora, caros amigos, o Fortaleza superou um mata-mata da Copa do Brasil diante do Flamengo em pleno Rio de Janeiro. Com essa moral, como a atual equipe iria perder mata-mata com um Oeste ou com um Macaé ou com um Brasil ou com um time qualquer? O Fortaleza ganhou personalidade, sobriedade, competência, convicção e não se abala nem diante da mais temerosa pressão. É frio, calculista. Sabe a hora de dar o bote. E foi assim que eliminou o Flamengo. E assim se mostra pronto para transformar o mata-mata da Série C em um simples café pequeno.
Presidente
Alano Maia, presidente da APCDEC (Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará), completou o primeiro mês de seu mandato que vai até 2020. Ele luta pelo fortalecimento da entidade e dos cronistas esportivos. Conte com o nosso apoio, caro Alano. Pressionar pela volta das cabines de rádio no Castelão é uma necessidade.
Rigor
O que mais impressiona no Fortaleza é a rigorosa obediência tática. Não descuida um só momento da marcação consistente. Daí a formação homogênea, quase impenetrável. Nisso, irrita o adversário que vai cansando na medita em que não consegue alcançar seu objetivo. Há muito eu não via no futebol cearense um time tão compacto.
Manutenção
Não tenho dúvida de que, se mantiver o técnico Marquinhos Santos no comando e mantiver também o elenco que está aí, o Fortaleza terá amplas condições de dar à torcida seu maior presente de final de ano: fechar 2016, subindo para a Série B nacional. Força mental e futebol já tem. Provou isso no mata-mata diante do Mengo.
Tempo
O técnico Sérgio Soares pediu compreensão, o que no meu modo de entender significa mais algumas partidas. Visa a deixar o Ceará ajustado, dentro do melhor padrão exigido pela Série B nacional. Ele reconhece que o nível do time sob seu comando ainda não é chegou ao ponto ideal, mas admite que logo, logo, isso acontecerá.
Pontuação
Os dois pontos que o Ceará deixou de ganhar diante do Paysandu no Castelão terão de ser recuperados fora de casa. Por isso mesmo a partida de amanhã no Estádio Rei Pelé em Maceió ganhou mais significação. Se o Vozão ganhar, ótimo. Se perder, ficará com a apenas um ponto em seis disputados. Motivo de preocupação, sim.
Fifa. Amanhã, 21 de maio, a Fifa completará 102 anos. Foi fundada em Paris com a adesão de sete associações esportivas (França, Holanda, Bélgica, Espanha, Suécia, Suíça e Dinamarca). Em 1932 mudou a sede para Zurique. Teve nove presidentes. O primeiro foi francês Robert Guérin. O também francês, Jules Rimet, criador da Copa do Mundo, foi quem teve o maior mandato: 33 anos (1921 a 1954). O brasileiro João Havelange teve o segundo maior mandato (24 anos, 1974/1998). Dados: Airton Fortaleza.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn