Ontem, analisei a delicada situação do Goiás, que está separado da zona maldita por apenas três pontos (o 17º, Boa Esporte, tem 40 pontos). Os times pendurados costumam fazer das tripas coração nos últimos embates. E é assim que o Ceará deve esperar hoje o Goiás no Serra Dourada. Nestas quatro rodadas finais, o Verdão goiano terá de assumir todos os riscos, visando a não permitir a abertura de um fosse intransponível entre a esperança e a desesperança. Pela qualidade do futebol, compreendo que o Ceará tem maiores possibilidades de triunfo. Mas a realidade do futebol mostra que nem sempre o melhor joga melhor. Nem sempre o melhor vence. Haverá momentos de tensão, certamente.
É simples
Nas substituições que faz no transcorrer dos jogos, Marcelo Chamusca não raro surpreende. Quando de início não pode contar com titulares, caso hoje Richardson e Ken ausentes, ele opta pelo trivial. Tenta manter o padrão com os substitutos imediatos. Assim creio que seja hoje, sem novidades.
Meia-cancha
Sem Richardson e Pedro Ken, modifica-se o setor mais importante do time. Valdo faz essa parte muito bem. Ele é mais de ficar, de marcar. Aí tem Raul que sobe mais. Essa parceria poderá render bons frutos. É torcer para que Ricardinho e Lima tenham hoje melhor produção na frente. No jogo anterior não foram bem.
Recordando
2004. O então técnico do Fortaleza, Zetti, é levado nos braços pela torcida, após garantir a volta do tricolor à Série A do Campeonato Brasileiro em 2005. A subida aconteceu no dia 11 de dezembro, após vitória sobre o Avaí (2 a 0) no Castelão. Para subir o Leão precisava também da derrota do Bahia para o Brasiliense na Fonte nova. E o Bahia perdeu (2 x 3).
Treinador
A contratação de Rogério Ceni pelo Fortaleza é o primeiro feito de Marcelo Paz à frente da presidência do Tricolor. Sem dúvida, o ex-goleiro tem tudo para atrair investidores e trazer bons e jovens jogadores para que o Leão faça uma boa campanha nas competições que irá disputar em 2018. Boa sorte, Ceni!
Exemplo
Zetti, quando em 2004 assumiu o Fortaleza, tinha sido treinador apenas de uma só equipe: em 2003 assumiu o Paulista de Jundiaí. Zetti encerrara a carreira de jogador em 2001. Portanto, mesmo neófito na profissão, ele conseguiu o feito notável: subiu o Fortaleza para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Saudade
Morreu Valdenir Santos, notável operador de áudio da Verdinha. Com ele trabalhei por mais de três décadas. Um artista, pela criatividade, pelo talento, pela improvisação nas transmissões de futebol. Há 17 anos com ele eu fazia os especiais de passagem de ano pela Verdinha. Por tudo, obrigado querido amigo.
Notas & notas. No jogo de ida, no Castelão, o Goiás ganhou do Ceará (0 x 1, gol de Alex Alves). Lelê perdeu pênalti para o Vozão. O goleiro Marcelo, destaque do jogo, defendeu. O técnico era Argel Fucks. Em agosto Fucks foi demitido, substituído por Hélio dos Anjos. // Hoje o Vila Nova enfrenta o Internacional no Beira-Rio em Porto Alegre. O Vila tenta conservar suas últimas esperanças de chegar ao G-4. /// Hoje também o América/MG, de olho na liderança, enfrenta o Figueirense em Florianópolis.