Tom Barros: Milagres acontecem

O Botafogo/PB armou forte retranca diante do Fortaleza. E por pouco não saiu daqui com um empate e a liderança do grupo. Já estou prevendo a retranca que certamente o time paraibano repetirá amanhã no jogo de volta com o Ceará pela Copa do Brasil. As dificuldades impostas ao Leão, que sofreu para fazer 1 a 0, deverão ser maiores ainda para o Ceará, que precisará de três gol de diferença para levar aos pênaltis e quatro gols de diferença para passar direto. Terá o Ceará condições de alcançar tal objetivo? Acho muito difícil. Há, porém, o fato de ser a Copa do Brasil a competição das maiores reviravoltas do país. No modelo mata-mata dessa Copa já houve resultados inimagináveis. Um deles: o América/RN ter de marcar cinco gols no Maracanã para eliminar o Fluminense. E marcou.

Memória

Em 2014, em Natal, no jogo de ida, o América/RN perdeu para o Fluminense por 3 a 0. No jogo de volta, no Maracanã, a grande surpresa: o América fez 1 a 0. O Flu virou (2 x 1). Aí o América teria de marcar mais quatro gols. E fez (um de Max, dois de Alfredo e um de Rodrigo Pimpão). Placar inacreditável: 5 x 2. Fluminense eliminado.

Mais

Viradas espetaculares na Copa do Brasil não faltam. O milagre do América em 2014 em pleno Maracanã foi sob o comando do técnico cearense Oliveira Lopes (Canindé). Pode servir, pois, de inspiração para o Ceará neste jogo de volta diante do Botafogo/PB, quando precisará abrir vantagem de quatro gols de diferença. Milagres acontecem.

Recordando

28 de junho de 2006. Faz dez anos que essa foto foi batida. Estádio Presidente Vargas. Treino do Ceará. A partir da esquerda: Andrezinho (André Gonzaga Leal), Clodoaldo (Francisco Clodoaldo das Chagas Ferreira) e Aleluia (Reinaldo de Aleluia Silva). Detalhes: lateral-esquerdo Andrezinho está com 30 anos e joga no Taubaté/SP. Clodoaldo mora em Fortaleza. Aleluia mora em Salvador. Está com 43 anos de idade. Já pendurou as chuteiras.

Retomada

Gostei da produção do Fortaleza na vitória sobre o Botafogo/PB. Posso admitir que foi o jogo da retomada da confiança. O time jogou bem, mais solto, mais convicto. Felipe apoiou com convicção e "passeou" pelo campo adversário. Juliano duro e eficiente. Everton na ligação e no ataque. Nem parecia o time indeciso de jornadas passadas. Animou.

Bronca

Como está jogando bem o zagueiro Lima. Joga limpo, bonito, na bola, sem jamais perder a eficiência. Profissional que não brinca. Chamou a atenção de todos a bronca que ele deu nos companheiros quando, no minuto final do jogo com o Botafogo/PB, relaxaram e permitiram perigoso contra-ataque paraibano que resultou num escanteio.

Lugar certo

Daniel Sobralense, em razão de contusões, não está ainda rendendo o que sabe no Leão. Mas, como poucos, posiciona-se bem. Na vitória sobre o Botafogo, dele o gol da vitória. Surgiu no lugar certo, na hora certa, quando Juninho cruzou. Na fase inicial também estava no lugar certo, na hora certa, quando lhe passaram a bola, mas esse seu chute passou bem rente à trave.

Homenagem. Hoje é o "Dia do Futebol", data escolhida pela CBF pelo fato de, em19 de julho de 1900, na cidade gaúcha de Rio Grande, ter sido fundado o mais antigo clube em atividade no Brasil: o Sport Rio Grande. A CBF, sem querer, estava também homenageando a estreia do genial Garrincha no futebol profissional no dia 19 de julho de 1953. Nesse dia Garrincha fez três gols na vitória do seu Botafogo por 6 a 3 diante do Bonsucesso pelo Campeonato Carioca. (Dados de Airton Fontenele).

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn