Tom Barros: Merecida liderança

Rogério Ceni assumiu risco. Mandou time alternativo enfrentar o Ferroviário. Na hora da definição, apelou para Edinho, Gustavo e Tinga. E eles fizeram a diferença. Na fase inicial, alternância de predomínio e oportunidades de gol. Andrei perdeu na cara de Boeck que salvou. Wesley e Alan perderam as chances do Fortaleza. Na fase final, o bom do jogo. Mal Valdeci acabara de desperdiçar boa chance, contra-ataque rápido de Edinho resulta no gol de Leonan. Fulminante resposta coral: Afonso, de cabeça, empata. Lance seguinte, a polêmica: Gustavo faz 2 a 1, mas teria cometido falta em Amaral. Ânimos aquecidos. Ferroviário abriu a guarda por onde Edinho passeou. E dele o terceiro gol, que consolidou a liderança.

Destaques

Méritos para Ceni. Fez o Leão crescer com as três substituições citadas. Ganhou o jogo aí. // Edinho, o melhor do jogo. Deu velocidade, serviu perfeito a Leonan e marcou o seu gol. // Não sei a razão por que Ademir Fonseca não entra logo de início com Valdeci, que deixa o Ferrão mais rápido e lúcido na frente.

Interpretações

Revi o gol de Gustavo. Cometeu falta no Amaral. Com o braço, empurrou e derrubou o zagueiro coral. O árbitro Léo Simão optou por simples luta por espaço. /// Wesley está bem, mas precisa conter os impulsos. Com acinte rebelou-se contra uma marcação de Léo, que não viu. Numa dessas pode ser expulso.

Recordando

1

29 de junho de 1958. Estádio Rassunda, Estocolmo, Suécia. Seleção Brasileira após ganhar seu primeiro título mundial. É a foto que mais publiquei. A partir da esquerda (em pé): Feola, Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar. Agachados: Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagalo. Da turma da foto, só Pelé e Zagalo estão vivos.

Diferença

Meu Deus, até com time misto não havia como comparar o Tiradentes com o Ceará. O Tigre andava tão de baixo astral que, já respirando com a ajuda aparelhos, ainda tomou um gol irregular. Correr atrás da virada? Como? Aí foi preciso apenas encomendar o corpo rumo à segunda divisão cearense.

Outra dimensão

Em 2017, foram rebaixados Guarany de Sobral e Itapipoca. Em 2016, rebaixados foram Quixadá e Icasa. Agora desceram Tiradentes e Maranguape. Na Série B cearense 2018, Icasa e Guarany/S, pelo histórico e tradição, serão favoritos. Mas é bom não esquecer que em 2017 o favorito Icasa dançou.

Arthur - Gols de todo jeito

2

Dizem que a bola procura os craques. Procura também os artilheiros. Assim procura Arthur. No gol sobre o Tigre (3 x 1) Arthur sentado fez o gol. Aí lembrei do "Touro Sentado", bravo chefe indígena que em 1876, comandando 3.200 índios, derrotou o 7º Regimento do Exército dos Estados Unidos. Arthur é bravo. Enfrenta as mais duras defesas. E sai vitorioso. A comparação é bizarra, sei, mas foi a que lembrei.

Apelido. Na década de 1960, o notável zagueiro do Fortaleza, Zé Paulo, ficou conhecido como "Touro do Seu Tobias". Detalhe: Tobias era o pai dele. Zé Paulo foi o maior marcador do ídolo do Ceará, Gildo. Às vésperas de uma decisão com o Ceará, ele pediu muito dinheiro para renovar. O diretor do Fortaleza, Zé Raimundo Costa, argumentou que tinha um filho formado que não ganhava nem a metade do que Zé Paulo estava pedindo. Zé Paulo rebateu: "Então mande seu filho marcar o Gildo amanhã".