Tom Barros: Melhor pedir o boné

O Ceará foi a Pelotas e bateu no Brasil no Estádio Bento de Freitas (2 x 3). O Vila Nova foi a Pelotas e, no mesmo Estádio Bento de Freitas, tomou uma goleada do Pelotas (3 x 0). O Ceará veio para casa e tomou a virada do Santa Cruz em pleno Castelão (1 x 3). Demitiu Givanildo Oliveira. Contratou Chamusca. Tem pressa. Tem medo de afastar-se de vez do G-4. Dá para entender? Difícil. O Vila Nova é o terceiro colocado. O Ceará, 11º. É o futebol com seus resultados esdrúxulos. Ceará em transição. Vai começar a gestão Chamusca. Mesmo sem tempo para treinar o time, já será possível um toque dele diante das circunstâncias. Quem não acompanhar o ritmo que Marcelo e Roger Gouveia vão querer, melhor pedir o boné.

Jogo todo

Não mais se admite o Ceará como time de um tempo só. Estará agora sobre os ombros de Roger Gouveia a responsabilidade de deixar o Vozão preparado para correr o jogo todo. Desafio para ele como profissional do setor. Missão: primeiro descobrir as causas de o time arriar a bateria. Depois, fazer as correções.

Canhão

Novamente no mesmo time Marcelo Chamusca e Pio, ambos agora no Ceará. O que passou, passou. As diferenças, creio, ficaram para trás. Revisão de conceitos, de parte a parte, será importante. Poucos jogadores no Brasil têm chute tão forte quanto Pio. Cabe ao técnico saber como melhor aproveitá-lo.

Recordando

20 de junho de 2007. Assim se passaram dez anos... Getúlio Vargas, goleiro do Fortaleza embarca para enfrentar o Criciúma pela Série B nacional. Ele foi campeão cearense pelo Fortaleza em 2007. Está com 34 anos. Encerrou a carreira em 2014 no Boa Vista/RJ. Hoje comenta futebol e apresenta programas no Esporte Interativo.

s7

Carão

Jogador que, "de graça", recebe cartões, merece um carão do treinador e da diretoria. O prejuízo é grande. Vejam o caso de Everton, fora do próximo jogo. Embora Everton não esteja numa boa fase, sua saída quebra a sintonia fina, já quase alcançada pelo treinador. Cartão, amigos, só em última instância.

Dignidade

Givanildo é muito sisudo. É o jeito dele. Mas é homem digno. Nos seus contratos, nada de multa rescisória. Não deu certo, até logo e bênçãos. Em 2010, Houve um técnico (já morreu) que dirigiu Ceará em sete jogos. Demitido pelas loucuras que vinha cometendo, recebeu a indenização de R$ 200 mil. Na maior cara de pau.

Na mão

Cada vez mais Bonamigo se mostra com o time do Fortaleza na mão. Demonstrou isso quando, em momentos estratégicos, colocou Jô, Wellington Reis e Pedro Carmona respectivamente no lugar de Hiago, Adenilson e Pablo, sem que houvesse queda no padrão. Assim garantiu a vitória sobre o Sampaio.

Óbito. Morreu no dia 4 de abril de 2017, em Ribeirão Preto/SP, o famoso centroavante limoeirense Alfredinho. O cearense Alfredo Sampaio Filho nasceu no dia 7 de fevereiro de 1927 (90 anos). Jogou no Ceará de 1948 a 1950 (66 jogos, 65 gols). Campeão cearense pelo Vozão em 1948. Depois foi jogar no Santos, onde atuou ao lado de Pelé na década de 1950. Depois abraçou a carreira de treinador. Comandou Santos, Comercial/SP e Botafogo/SP, dentre outros. (Dados de Eugênio Fonseca).