Tom Barros: Margem elevada

Pelo número de vagas para a segunda fase do Campeonato Cearense, é normal o entendimento segundo o qual o Fortaleza está garantido, mesmo cometendo tropeços como o de domingo passado em Horizonte. Há, porém, alguns questionamentos. No Domingão, quem assumiu ares de time grande foi o Horizonte. Quem tomou a iniciativa com as subidas dos laterais Robert e Berg foi o Horizonte. Quem comandou as ações foi Felipe Marques. E mais e mais. O Fortaleza não reagiu como deveria reagir. Não respondeu como deveria responder. E só se fez notar como time grande quando o Horizonte deu os primeiro sinais de cansaço. É hora de se questionar a qualidade do elenco? Não, ainda não. A margem ainda é elevada. Mas já há um alerta geral no ar.

As graças

No Ceará quem ganhou as graças da torcida foi o paranaense de Foz do Iguaçu, Felipe Tontini. O jovem de 21 anos, com uma atuação impecável, comandou o alvinegro no primeiro tempo da vitória do Ceará sobre o Guarany de Sobral. Não entendi a substituição de Tontini. Como tirar de campo o melhor jogador?

Substituições

Respeito as decisões dos técnicos, pois eles estão no dia a dia do clube, sabendo muito da situação de cada jogador. Mas há substituições que geram polêmica. Cito duas, por exemplo: a saída de Magno Alves no clássico diante do Fortaleza e a de Tontini no jogo diante do Guarany de Sobral. Dal Pozzo deve ter tido suas razões.

Recordando

1956. PV. Time do Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Manoel Calixto, Sanatiel, Evandro, Hilton Viana, o goleiro Hélio e Sapenha. Na mesma ordem (agachados): Mozart Gomes, Valdeci, Tonico, Charuto e Quarentinha. Esta foto pertence ao álbum do ex-goleiro Hélio, com quem bati papo agradável, ao lado de Pedrinho Simões, William Moura e Russen Conrado na festa de 90 anos do Airton Fontenele

Image-1-Artigo-2195489-1

Goleador

Ótimo ter visto Rafael Pereira assinalar gol, fazendo valer sua condição de zagueiro que sabe também fazer conclusões precisas. Aliás, ele e Sandro sabem realizar isso muito bem. Mas é preciso que os dois busquem melhor ajuste nas ações defensivas, pois andaram se confundido em Belo Horizonte e neste jogo com o Guarany.

Para decorar

Jogo que não acaba mais: Campeonato Cearense, amanhã, 01/02, Ceará x Tiradentes no Castelão e Uniclinic x Ferroviário no Domingão; 02/02, Fortaleza x Maranguape no Castelão. Dia 05/02, Copa do Nordeste, Altos x Fortaleza em Teresina e Uniclinic x Campinense em Fortaleza. Dia 23/02, Ceará x Flamengo, 1ª Liga, Castelão.

Orações

Sigo torcendo pela retomada de gols do atacante do Ceará Rafael Costa. Esse rapaz é esforçado, corre, luta, finaliza, mas nada de gol. Qualquer outro chuta e o gol acontece. Com Rafael, não. Parece que há uma parede invisível entre ele e a trave. Suas pernas parecem amarrados pelo azar. Nada de sal grosso. Aí só vai com muitas orações.

Image-0-Artigo-2195489-1

Notas & notas. Impecável a festa de 90 anos de idade do pesquisador e escritor Airton Fontenele. Nesta parte, louve-se o zelo de sua filha, Beth Fontenele, que com capricho cuidou de todos os detalhes. Parabéns! /// Já que estamos falando em pesquisador, quem há se revelado como pesquisador autêntico é Eugênio Fonseca. Guarde esse nome. /// A FIFA, por interesses de patrocinadores, só reconhece os títulos mundiais de clubes a partir do ano 2000. Pisa na história. Absurdo. Voltarei ao assunto.